Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/462
Título: Exposição ao zika vírus e detecção de metabólitos de agrotóxicos em parturientes acompanhadas em hospital de referência
Autor(es): BARROS, Bruno Pereira
SOUZA, Edvaldo da Silva
VIEIRA, Juliany Silveira Braglia César Vieira
SANTOS, João Victor Silva Clementino dos Santos
PIRES, Eduardo Lima de Moraes Pires
FREIRE, Diógenes Hebert de Araújo
MARINHO, Geyson Alves Marinho
CINTRA JÚNIOR, Evandro Bezerra Cintra Júnior
GUIMARÃES, Klessia Cristiny Martins da Silva
RODRIGUES, Fernanda de Sousa Rodrigues
Palavras-chave: Gravidez
Agroquímicos
Zika Vírus
Data do documento: Ago-2019
Resumo: Objetivos : Analisar a possível interação entre exposição a agrotóxicos antes e durante a gravidez e a suspeição de infecção pelo Zika vírus em puérp eras. Método : Estudo de caso controle ( casos puérperas com exposição autorreferida a agrotóxicos antes ou durante a gravidez; e controles, as com ausência de exposição Foram coletados sangue para testagem de anticorpos para Zika vírus; e amostras de lei te humano para detecção de agrotóxicos. O estudo foi iniciado após a aprovação do Comitê de Ética do IMIP. Resultados : Participaram do estudo 220 puérperas (102 casos, 46,4%; 118 controles, 53,6%53,6%). Aquelas mais novas (p=0.009), de menor escolaridade (p=0.0 01), residentes em áreas rurais (OR=47.0; p<0.001), que reaproveitavam embalagens de agrotóxicos (OR=9.96; p =0.009) e que afirmaram hábito de levar roupas do trabalho para casa (OR=2.90; p< apresentaram maior risco de exposição a agrotóxicos. Das 150 (68.2%) pacientes com sorologias testadas, n enhuma apresentou anticorpos IgM anti Zika vírus; 65 (43.3%) apresentaram anticorpos IgG . Em nenhuma das 39 amostras de leite materno foram encontrados metabólito s de agrotóxicos. Conclusões : Apesar dos casos au torreferidos apresentarem maior risco de provável exposição a agrotóxicos, nenhuma amostra de leite humano detectou metabólitos. A sorologia positiva para Zika vírus (IgG isolado) pode representar infecção prévia no período da epidemia ou reação cruzada co m outras arborviroses .
Descrição: Orientador: Dr. Edvaldo da Silva Souza
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/462
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.