Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/503
Title: | Perfil sociodemográfico, acadêmico e de domínios de competência do tutor em uma aprendizagem baseada em problemas |
Authors: | MAGGIONI, Leticia PESSOA, Tiago Moreira Angelim PIMENTEL, Aline de Avelar Barreto |
Keywords: | Aprendizagem baseada em problemas Tutor Efetividade Desempenho |
Issue Date: | 2019 |
Abstract: | Introdução: As características de um tutor efetivo devem abranger três domínios de competência: congruência social (capacidade de favorecer a interação do grupo), congruência cognitiva (capacidade de se expressar de forma efetiva) e conhecimento do conteúdo sobre o tema a ser discutido. Objetivos: determinar o perfil de domínios de competência do tutor. Métodos: estudo corte transversal envolvendo 49 tutores do curso de medicina. Os tutores foram avaliados por, aproximadamente, 32 estudantes e em três grupos tutorias, num total de 422 avaliações. O estudo foi realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) no período de setembro de 2015 a junho de 2016. Resultados: o tempo da função de tutor apresentou mediana de 2,4 anos. A maior parte realizou capacitação em ABP (93.9%). Em mais de 80,0% dos casos os três domínios foram identificados (congruência cognitiva 95,0%; de conhecimento de conteúdo 89,5% e congruência social 82,5%). Foi observada associação entre a congruência cognitiva e o TED (p=0,02; RP=0,59; IC95% (0,41-0,84). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da FPS conforme parecer número 1.242.981. Conclusões: os três domínios de competência foram identificados e a congruência cognitiva foi associada com maior tempo utilizado para o estudo dirigido. |
Description: | Orientadora: Ana Rodrigues Falbo |
URI: | http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/503 |
Appears in Collections: | Medicina |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PIBIC leticia maggioni.pdf | 650.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.