Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/529
Título: Avaliação da incidência de mutações do RAS, BRAF e da lateralidade do câncer colorretal em idosos atendidos no serviço de oncologia do IMIP
Autor(es): VIANA, Mariah Augusta Dias
ANTUNES, Fernanda Correia
REIS, Maria Luiza De Oliveira Gondim
CORDEIRO, Míris Foerster
ALMEIDA, Raissa Silva de
Palavras-chave: Câncer Colorretal
Idoso
RAS
Lateralidade
Data do documento: 2019
Resumo: Objetivo: Avaliar a incidência de mutações RAS e BRAF e da lateralidade da doença nos idosos portadores de Câncer Colorretal (CCR) em acompanhamento clínico e tratamento oncológico em serviço de referência em Pernambuco - Brasil. Métodos: Estudo corte transversal realizado com 57 participantes maiores de 60 anos em serviço de referência em Pernambuco - Brasil. Resultados: Dos 57 pacientes, 45,6% demonstraram a presença da mutação KRAS, 3,5%, NRAS e a mutação BRAF não foi observada. Pode-se dizer, ainda, que 33,3% dos idosos tinham RAS e BRAF não mutados. 66,6% dos analisados tiveram como sítio primário o cólon esquerdo; 24,5% o cólon direito e 8,9% não foram especificados. Referente ao estadiamento foi constatado que nenhum indivíduo se situa no estágio I, 24,6% se situam no estágio II, 26,3% no estágio III, 47,4% no estágio IV e 1 indivíduo não pôde ser estadiado. Conclusão: Diante dos dados analisados foi verificada maior proporção de pacientes com sítio primário em cólon esquerdo, assim como predominância no estágio IV do CCR. Além disso, foi constatado um discreto predomínio de CCR com RAS e BRAF não mutados. Já no grupo em que houve mutação, a detecção do KRAS foi a mais frequente.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/529
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo final - TCC.pdf198.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.