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dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Matheus Acioly Cavalcanti de-
dc.contributor.authorSANTOS, Maria Laura Alves dos-
dc.contributor.authorSANTOS, Assíria Maria Santana-
dc.date.accessioned2019-12-10T16:49:47Z-
dc.date.available2019-12-10T16:49:47Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/535-
dc.descriptionOrientador: Arturo de Pádua Walfrido Jordánpt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Síndrome de Burnout configura-se como uma desordem psicológica composta por exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal. Vem apresentando destaque na classe médica, na qual os profissionais lidam com cargas de trabalho exaustivas e contato íntimo com pacientes, o que pode ser estressante. O presente projeto analisou a síndrome em alunos de medicina que apresentam estressores típicos da vida estudantil. Objetivo: Analisar a prevalência da Síndrome de Burnout (SB) em estudantes de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), correlacionando com seus fatores causais. Método: Estudo exploratório descritivo de corte transversal e natureza quantitativa. Coleta de dados realizada por questionário semiestruturado, adaptado do Maslach Burnout Inventory- Student Survey (MBI-SS). Após a coleta, dados foram organizados e armazenados em planilha eletrônica no EXCEL 2016 e, posteriormente, analisados estaticamente pelo Softwares SPSS 13.0 para Windows. A pesquisa foi aprovada pelo CEP da FPS sob o parecer 2.811.252 e seguiu as orientações das resoluções 466/12 e 510/16 do CONEP. Resultado: Foram realizadas 420 entrevistas. A maioria dos entrevistados foram mulheres e a faixa etária entre 18 e 25 anos representou 88% da amostra. Dos entrevistados, 9,5% apresentaram pontuação suficiente para indicar a síndrome, sendo que 11.8% das mulheres e 5,4% dos homens. A maioria possui uma religião, e a maior porcentagem pertencia ao espiritismo, com prevalência de 20,8% nesse grupo. Conclusão: observou-se que a porcentagem de SB nos alunos não foi significante, sendo o sexo a única variável importante, onde mulheres representaram o dobro da porcentagem masculina. Em relação às dimensões desta síndrome, a exaustão emocional e a despersonalização revelaram maior relação com o ano de curso, onde foi mais prevalente nos dois últimos anos. Diante destes resultados, sugere-se o aprimoramento do apoio psicológico ao estudante e a sensibilização da comunidade acadêmica.pt_BR
dc.description.sponsorshipIntroduction: Burnout syndrome configured as a psychological disorder composed of emotional exhaustion, depersonalization and reduction of personal realizacion. It has featured prominently in the medical profession, which professionals deal with exhausting workloads and intimate contact with patients, wich can be stressful. This project analyzes the syndrome in medical students that presents typical stressors of student life. Objective: To analyze the Burnout’s Syndrome prevalence on the Faculdade Pernambucana de Saúde’s Medicine School Students, correlating with its causal factors. Method: A descriptive cross-sectional exploratory study and quantitative nature. Data collect performed by a semi structured questionnaire, adapted from the Maslach Bournout Inventory – Student Survey (MBI-SS). The data was organized and store on an Excel 2016’s spreadsheet and analyzed statiscally by the SPSS 13.0 Software for Windows. The survey was approved by the FPS CEP under opinion 2.811.252 and followed the guidelines of CONEP resolutions 466/12 and 510/16. Result: 420 interviews were conducted. Most of the respondents were women and the age range between 18 to 25 years old represented 88% of the sample. Of the respondents, 9,5% showed enough point to indicate the syndrome, being 11.8% of the women and 5.4% of men. Most have religion, with the biggest percentage belonging to Spiritism, with prevalence of 20,8% on this group. Conclusion: It was observed that the Burnout’s Syndrome’s percentage on students was not significant, the gender being the only important variable, in which women represented double of the male percentage. Regarding the dimensions of this syndrome, the emotional exhaustion and the depersonalization revealed greater relation with the course’s year, in which was more prevalent on the last two years. Before these results, its suggested the enhancement of the psychologic support to the student and the academic community’s awareness.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEsgotamento profissionalpt_BR
dc.subjectEstudantes de medicinapt_BR
dc.subjectEstresse Psicológicopt_BR
dc.titleAvaliação da prevalência da síndrome de burnout em estudantes de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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