Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/535
Título: Avaliação da prevalência da síndrome de burnout em estudantes de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)
Autor(es): ALBUQUERQUE, Matheus Acioly Cavalcanti de
SANTOS, Maria Laura Alves dos
SANTOS, Assíria Maria Santana
Palavras-chave: Esgotamento profissional
Estudantes de medicina
Estresse Psicológico
Data do documento: 2019
Resumo: Introdução: Síndrome de Burnout configura-se como uma desordem psicológica composta por exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal. Vem apresentando destaque na classe médica, na qual os profissionais lidam com cargas de trabalho exaustivas e contato íntimo com pacientes, o que pode ser estressante. O presente projeto analisou a síndrome em alunos de medicina que apresentam estressores típicos da vida estudantil. Objetivo: Analisar a prevalência da Síndrome de Burnout (SB) em estudantes de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), correlacionando com seus fatores causais. Método: Estudo exploratório descritivo de corte transversal e natureza quantitativa. Coleta de dados realizada por questionário semiestruturado, adaptado do Maslach Burnout Inventory- Student Survey (MBI-SS). Após a coleta, dados foram organizados e armazenados em planilha eletrônica no EXCEL 2016 e, posteriormente, analisados estaticamente pelo Softwares SPSS 13.0 para Windows. A pesquisa foi aprovada pelo CEP da FPS sob o parecer 2.811.252 e seguiu as orientações das resoluções 466/12 e 510/16 do CONEP. Resultado: Foram realizadas 420 entrevistas. A maioria dos entrevistados foram mulheres e a faixa etária entre 18 e 25 anos representou 88% da amostra. Dos entrevistados, 9,5% apresentaram pontuação suficiente para indicar a síndrome, sendo que 11.8% das mulheres e 5,4% dos homens. A maioria possui uma religião, e a maior porcentagem pertencia ao espiritismo, com prevalência de 20,8% nesse grupo. Conclusão: observou-se que a porcentagem de SB nos alunos não foi significante, sendo o sexo a única variável importante, onde mulheres representaram o dobro da porcentagem masculina. Em relação às dimensões desta síndrome, a exaustão emocional e a despersonalização revelaram maior relação com o ano de curso, onde foi mais prevalente nos dois últimos anos. Diante destes resultados, sugere-se o aprimoramento do apoio psicológico ao estudante e a sensibilização da comunidade acadêmica.
Descrição: Orientador: Arturo de Pádua Walfrido Jordán
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/535
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC matheus acioly.pdf264.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.