Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/562
Title: Validação de um jogo educativo virtual para estudantes de medicina
Authors: NASCIMENTO, Zoar Diana Carneiro do
AGNANI, Juliana Alexandra Takeda
LIMA, Danuta Helena Cintra de Araujo
Keywords: Educação médica
Jogos de vídeo
Aprendizagem
Estudos de validação
Issue Date: 2019
Abstract: Introdução: Jogos educativos virtuais são estratégias para aprimorar a aprendizagem. Eles fornecem uma experiência ativa e autoguiada com potenciais benefícios à aprendizagem do estudante, ao mesmo tempo em que ainda são uma tecnologia nova e necessitam de maior difusão e meios de validação, a fim de serem melhor reconhecidos e aproveitados na área da saúde. Objetivo: validar um jogo educativo virtual, intitulado “Um bom dia para salvar vidas”, como ferramenta de aprendizagem para estudantes de medicina. Método: estudo de validação de jogo educativo. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário, contendo perguntas sobre características sociodemográficas, acadêmicas, familiaridade com jogos eletrônicos, e referentes à experiência com um jogo educativo virtual elaborado por docentes de medicina e pelo grupo de inovação educacional da Faculdade Pernambucana de Saúde. O jogo aborda o diagnóstico e manejo de um paciente em uma situação de urgência/emergência prevalente na população adulta. Foram avaliadas interface, funcionalidade, e experiência pedagógica com o jogo. Resultados: houve concordância geral dos participantes com todas as assertivas referentes à interface, funcionalidade do jogo e à experiência pedagógica proporcionada pelo mesmo. De todas as assertivas propostas, entre os três grupos, as que apresentaram maior concordância referiram-se à experiência pedagógica com o jogo. Conclusões: com base na experiência obtida pelos estudantes nesta pesquisa, consideramos o jogo avaliado “Um bom dia para salvar vidas” uma ferramenta válida e útil no processo de aprendizagem para estudantes de medicina, pois o mesmo mostrou-se adequadamente funcional e apresentando temática relevante e útil.
Description: Pesquisa apresentada como Trabalho de Conclusão do curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde. Orientadora: TACIANA BARBOSA DUQUE
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/562
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Validação de um jogo educativo virtual para estudantes de medicina (TCC) versão final.pdf528.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.