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Título: Uso de substâncias psicoestimulantes por estudantes universitários
Autor(es): SÁ, Ruan Silva
CALADO, Maria Eduarda Giovaninni
MIRANDA, Mayara Nogueira
Palavras-chave: Estimulantes do sistema nervoso central
Estudantes
Centros educacionais da área de saúde
Saúde mental
Data do documento: 2019
Resumo: Objetivo: Verificar a incidência do uso de psicoestimulantes em estudantes universitários Métodos: Estudo transversal, descritivo, com base na análise de formulário desenvolvido pelos autores do projeto, respondidos por 641 estudantes dos cursos de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina. Resultados: Dentre o total de 641 estudantes que fizeram parte do estudo, 82,37% são mulheres, 66,41% informaram já ter feito uso de alguma substância psicoestimulante e 33,65% afirmam fazer uso regular. Entre as substâncias utilizadas, 96% referiam uso de cafeína, guaraná em pó e bebidas energéticas, 8% uso regular de metilfenidato, 12% de nicotina e 5,9% usam outras substâncias. Dentre os cursos, medicina representou 50% dos estudantes que referiram uso regular do metilfenidato, nutrição 28,6%, seguidos dos cursos psicologia, enfermagem e farmácia. O uso de metilfenidato foi referido por 63,8% como fonte de motivação para melhorar desempenho, manter-se acordado ou aumentar atenção. Dos usurários regulares de metilfenidato, 27,3% não tem acompanhamento profissional, embora todos tenham referido obter através de prescrição médica. Conclusão: Uma quantidade importante de estudantes faz uso regular de substancias psicoativas, mesmo sem acompanhamento profissional. Em geral o uso foi associado a motivação para melhorar o desempenho nos estudos ou manter-se acordado.
Descrição: Orientador: Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/563
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