Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/585
Título: Composição corporal, estado nutricional e perfil lipídico de crianças e adolescentes com doença renal crônica submetidos a transplante renal
Autor(es): MATTER, Pollyanna de Araújo
FREITAS, Mirella Leal de
Palavras-chave: Composição corporal
Estado nutricional
Doença renal crônica
Transplante renal
Data do documento: 2019
Resumo: Introdução: O transplante renal é a opção mais indicada de terapia substitutiva em crianças e adolescentes com doença renal em fase terminal, mas devido à terapia medicamentosa e/ou não adesão a uma dieta adequada, há chances de mudanças na composição corporal e no estado nutricional, como também risco de dislipidemias. Métodos: Estudo transversal entre setembro de 2018 a julho de 2019, em crianças e adolescentes com doença renal crônica submetidas a transplante renal, atendidas em um hospital do nordeste brasileiro. Dados sociodemográficos, nutricionais e bioquímicos foram coletados em prontuários e em consultas ambulatoriais. Utilizou-se estatística descritiva e coeficiente de correlação de Pearson. Resultados e discussão: A amostra foi composta por 30 indivíduos com média de idade de 12 anos (± 2,7 DP). De acordo com medidas de circunferência do braço e prega cutânea tricipital, houve baixo risco de excesso de peso (10%) e, segundo o Índice de Massa Corpórea para a idade, baixa prevalência de sobrepeso e obesidade (10%). No entanto, verificou-se uma elevada prevalência de baixa estatura (60%). Os níveis sanguíneos de perfil lipídico se mostraram alterados quando comparados aos valores de referência, e quando relacionados ao estado nutricional e à composição corporal, essa relação foi estatisticamente significante para alguns parâmetros (p<0,05). Conclusão: Estudos mostram alterações nutricionais importantes após a realização de transplante renal, com tendência de aumento dos níveis séricos de colesterol-LDL, colesterol total e triglicerídeos, além de excesso de peso e risco de obesidade, porém neste estudo, apesar de amostra reduzida, observou-se a baixa estatura para a idade como alteração nutricional mais importante.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito obrigatório para obtenção do grau de bacharel em Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde, sob a orientação da MSc. Carolina Beatriz da Silva Souza.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/585
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIC FINAL POLLY E MIRELLA- AMÉMMM trab impresso.pdf721.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.