Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/591
Título: | Repercussões das vivências escolares na vida do jovem adulto universitário |
Autor(es): | LEITE, Amanda Cristina Marinho Campos Alves GARRIDO, Ellen Caroline Condurú |
Palavras-chave: | Infância Escola Vivências Memória Autobiográfica Jovem Adulto |
Data do documento: | 2019 |
Resumo: | O registro das vivências escolares pode servir para descrever, caracterizar e analisar histórias de vida. Quando a escola é recordada, os jovens adultos se deparam com um conteúdo repleto de cores, sons e personagens que compuseram o que hoje é um universitário com distintas vivências e responsabilidades, experiências estas que comumente mantém-se preservadas na memória autobiográfica. Este trabalho retrata a repercussão das vivências escolares da segunda e terceira infância na vida de jovens adultos universitários, revelando se essas vivências continuam influenciando o jovem atualmente. Para chegar aos resultados, foi realizada uma pesquisa qualitativa com dez universitários entre 20 e 25 anos, matriculados nos cursos de uma faculdade privada de Pernambuco. Os resultados foram obtidos pela análise de três categorias emergentes nos discursos: memórias das vivências escolares na infância; permanência de vínculos; e metodologias de ensino, que confirmaram a importância das vivências na escola e como estas influenciam na vida adulta. |
Descrição: | Trabalho apresentado como Requisito parcial para a conclusão do curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde Orientação de: Clarissa Maria Dubeux Lopes Barros |
URI: | http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/591 |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO VERSÃO FINAL DO TCC.pdf | 448.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.