Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/620
Título: Influência da postura na dobra cutânea em mulheres com adiposidade localizada nos flancos
Autor(es): FRAGA, Aline Maria Pereira de
MORAIS, Maria Assiria de Assis
Palavras-chave: Fisioterapia
Crioterapia
Postura
Data do documento: 2019
Resumo: Introdução: A gordura localizada é uma das queixas mais frequentes na prática clínica, trata-se de uma hipertrofia das células adiposas uniloculares encontrada em uma região mais específica, principalmente na região dos flancos. Embora não haja artigos correlacionando os desvios posturais ao acúmulo de gordura em regiões específicas do corpo, observa-se na prática clínica uma tendência à assimetria do acúmulo de gordura na região dos flancos em pessoas com desvios posturais. Várias tecnologias, não invasivas, têm sido desenvolvidas ao longo da última década para os pacientes que não querem submeter-se a um procedimento cirúrgico, sendo a criolipólise um dos recursos mais recentes para redução da gordura localizada. Objetivo: Analisar se existe mudanças no padrão postural, porcentagem e dobra de gordura na região dos flancos em pacientes pós procedimento de criolipólise. Método: Trata-se de um estudo tipo antes e depois com amostra composta por 7 voluntárias de idade entre 20 a 35 anos e Índice de Massa Corporal (IMC) entre 18.5 – 24.99. Para a análise da diferença postural pós procedimento de criolipólise será utilizado o SAPO® – Software de Avaliação Postural. Resultados: Foram analisados antes e depois de 7 voluntárias, observando que houve diminuição nas medidas de dobras cutâneas, na medida da assimetria da escapula em relação a T3 e a projeção do centro de gravidade e equilíbrio, de acordo com o padrão postural. Conclusão: A criolipólise é um método eficaz na diminuição da gordura localizada, pois, todas as participantes apresentaram resultados positivos, e com isso, foi possível encontrar resultados satisfatórios na redução dos ângulos de assimetrias das escápulas e melhora na projeção do centro de gravidade e equilíbrio.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso das acadêmicas Aline Maria Pereira de Fraga e Maria Assiria de Assis Morais, alunas do 8º período do curso de fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), sob a orientação de Monialy Marinho e coorientação de Clarissa Leal.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/620
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ALINE E ASSIRIA pdf.pdf374.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.