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Título: Acurácia de sibilância de lactentes e pré-escolares determinada por questionário escrito
Autor(es): ESPÍNDOLA FILHO, Mário Adilson
SILVA JUNIOR, Williams Ferreira da
CAVALCANTI, Érica da Fonseca Travassos
Palavras-chave: Sibilância
Lactente
Pré-escolar
Prevalência
Percepção
Questionário escrito
Vídeo-questionário
Data do documento: 2016
Resumo: Cenário: sibilância é comum no lactente e pré-escolar. Há evidências que os cuidadores não percebem o sintoma de forma acurada. Não há estudos no Brasil a respeito. Objetivos: determinar a confiabilidade da percepção de sibilância dos cuidadores de lactentes e pré-escolares e descrever a prevalência de sibilância neste grupo, em um hospital do SUS do NE do Brasil. Métodos: realizou-se um estudo transversal em 2016, em lactentes e pré-escolares com episódios de sibilância acompanhados no ambulatório de pediatria do IMIP. Um questionário escrito foi confrontado com vídeo-questionário, após consentimento livre e esclarecido do responsável. Inicialmente serão realizadas as descrições dos dados em apresentação tabular ou na forma de medida de tendência central e dispersão. Para análise de fatores de confundimento e para análise de dados de medidas repetidas utilizou-se o modelo de regressão “Generalized Estimation Equations”. Resultados: Foram obtidas 196 entrevistas. A mediana de idade das crianças foi de 24,5 meses, com amplitude interquartil de 31 meses e variação de um a 60 meses. Do total, 85 (43,4%) eram do sexo feminino. Os cuidadores referiram no questionário escrito que 100 (51,0%) das crianças tiveram sibilância alguma vez na vida, sendo que 58 (59,8%) tiveram até três episódios no último ano. Na análise multivariada, observou-se que o questionário escrito apresentou uma probabilidade de superestimação de sibilância de quase duas vezes e que não houve influência importante dos fatores de confundimento. Conclusão: Este estudo demostrou que a determinação de sibilância em pré-escolares atendidos pelo SUS através de questionário escrito exclusivo, é inacurada, com tendência à superestimação.
Descrição: Orientação: Murilo Carlos Amorim de Britto
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/725
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