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dc.contributor.authorLINS, Rodrigo Sant’Anna de Melo-
dc.contributor.authorSUASSUNA, Camila Fernanda-
dc.contributor.authorDUARTE, Marina de Sousa-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Luciana Lima-
dc.date.accessioned2020-04-27T18:28:37Z-
dc.date.available2020-04-27T18:28:37Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/738-
dc.descriptionOrientadora: Luciana Lima Cavalcantipt_BR
dc.description.abstractOBJETIVO: Avaliar o grau de satisfação das pacientes submetidas à cesariana no IMIP. MÉTODOS: Estudo descritivo transversal, realizado de janeiro de 2013 a maio de 2014. Foram entrevistadas 327 pacientes em período pós operatório na enfermaria da maternidade do IMIP. Foram incluídas pacientes maiores que 15 anos, alfabetizadas, e que voluntariamente assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Foram excluídas pacientes que não quiseram participar da pesquisa, analfabetas ou menores que 15 anos . As pacientes foram entrevistadas na enfermaria da maternidade, no período pós operatório da cesariana, sendo anotados dados para caracterização da amostra, passado obstétrico, conhecimento da paciente do nome do obstetra e do anestesista, informações sobre o procedimento a ser realizado, tempo de espera entre a admissão hospitalar e a realização da cesariana, efeitos adversos intra e pós-operatórios, grau de satisfação e intenção de retorno ao serviço. A análise dos dados foi efetuada utilizando-se o software Epi Info 7.0. Os dados foram descritos e apresentados em forma de tabelas. RESULTADOS: Das pacientes estudadas, 72,5% referiram estar totalmente satisfeitas com o serviço, e 78,2% tinham intenção de retorno ao IMIP. Apenas 1,8% delas sabiam informar o nome do anestesista, e 13, 7 % o nome do obstetra. Também 78,9 % das pacientes receberam informações sobre o procedimento de anestesia. Entre os efeitos adversos questionados, náusea teve maior incidência no intra operatório (32,7%), e dor teve maior incidência no pós-operatório (64,5%). CONCLUSÃO: Observamos um alto grau de satisfação em relação ao serviço prestado, e uma alta intenção de retorno. Uma falha na comunicação médico-paciente, revelada pelo alto grau de desconhecimento da equipe por parte da paciente. E uma alta incidência de dor entre as pacientes no pós-operatório, que mostra a necessidade de novas estratégias no manejo desse sintoma.pt_BR
dc.description.sponsorshipObjective: Evaluate the degree of satisfaction of patients undergoing cesarean section at IMIP. Methods: A cross-sectional, conducted from January 2013 to May 2014. We interviewed 327 patients in the postoperative period in the maternity ward of IMIP. We included patients older than 15 years old, literate, and who voluntarily signed the consent form. We excluded patients who declined to participate in the research, illiterate or less than 15 years. The patients were interviewed in the maternity ward, during the postoperative period of cesarean section, and annotated data to characterize the sample, past obstetric, knowledge of the patient on the name of obstetrician and anesthesiologist, information about the procedure to be performed, waiting time between hospital admission and the cesarean section, adverse effects intra and post-operative satisfaction and intent to return to service. Data analysis was performed using Epi Info 7.0. Data were described and presented in tables. RESULTS: Of the patients studied, 72.5% reported being completely satisfied with the service, and 78.2% had intention of returning to IMIP. Only 1.8% of them knew the name of the anesthesiologist, and 13, 7% the name of the obstetrician. Also 78.9% of patients received information about the anesthetic procedure. Among the adverse effects questioned, nausea incidence was higher in intraoperative (32.7%), and pain had a higher incidence in the postoperative period (64.5%). CONCLUSION: We observed a high degree of satisfaction with the service, and a high intention to return. A failure in patient-physician communication, revealed by the lack of knowledge of the staff by the patient. And a high incidence of pain among patients postoperatively, showing the need for new strategies in the management of this symptom.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectCesarianapt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectGestantept_BR
dc.titleAvaliação da satisfação das pacientes submetidas à cesariana em um hospital terciário do Recife-PEpt_BR
dc.title.alternativeestudo descritivo transversalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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