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Título: Avaliação da satisfação das pacientes submetidas à cesariana em um hospital terciário do Recife-PE
Título(s) alternativo(s): estudo descritivo transversal
Autor(es): LINS, Rodrigo Sant’Anna de Melo
SUASSUNA, Camila Fernanda
DUARTE, Marina de Sousa
CAVALCANTI, Luciana Lima
Palavras-chave: Satisfação
Cesariana
Qualidade
Gestante
Data do documento: 2016
Resumo: OBJETIVO: Avaliar o grau de satisfação das pacientes submetidas à cesariana no IMIP. MÉTODOS: Estudo descritivo transversal, realizado de janeiro de 2013 a maio de 2014. Foram entrevistadas 327 pacientes em período pós operatório na enfermaria da maternidade do IMIP. Foram incluídas pacientes maiores que 15 anos, alfabetizadas, e que voluntariamente assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Foram excluídas pacientes que não quiseram participar da pesquisa, analfabetas ou menores que 15 anos . As pacientes foram entrevistadas na enfermaria da maternidade, no período pós operatório da cesariana, sendo anotados dados para caracterização da amostra, passado obstétrico, conhecimento da paciente do nome do obstetra e do anestesista, informações sobre o procedimento a ser realizado, tempo de espera entre a admissão hospitalar e a realização da cesariana, efeitos adversos intra e pós-operatórios, grau de satisfação e intenção de retorno ao serviço. A análise dos dados foi efetuada utilizando-se o software Epi Info 7.0. Os dados foram descritos e apresentados em forma de tabelas. RESULTADOS: Das pacientes estudadas, 72,5% referiram estar totalmente satisfeitas com o serviço, e 78,2% tinham intenção de retorno ao IMIP. Apenas 1,8% delas sabiam informar o nome do anestesista, e 13, 7 % o nome do obstetra. Também 78,9 % das pacientes receberam informações sobre o procedimento de anestesia. Entre os efeitos adversos questionados, náusea teve maior incidência no intra operatório (32,7%), e dor teve maior incidência no pós-operatório (64,5%). CONCLUSÃO: Observamos um alto grau de satisfação em relação ao serviço prestado, e uma alta intenção de retorno. Uma falha na comunicação médico-paciente, revelada pelo alto grau de desconhecimento da equipe por parte da paciente. E uma alta incidência de dor entre as pacientes no pós-operatório, que mostra a necessidade de novas estratégias no manejo desse sintoma.
Descrição: Orientadora: Luciana Lima Cavalcanti
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/738
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