Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/770
Título: Incidência e topografia da primeira infecção relacionada à assistência à saúde (IrAS) em pacientes oncológicos idosos
Autor(es): BRASILEIRO, Maria Júlia do Amaral
OLIVEIRA, Ana Cláudia Conrado de
CAVALCANTI, Rousiane Silva
MELLO, Maria Júlia Gonçalves de
LIMA, Jurema Telles de Oliveira
Palavras-chave: Idosos
Neoplasia
Infecção hospitalar
Coorte
Cuidados paliativos
Data do documento: 2016
Resumo: Objetivos: Determinar fatores de risco, incidência e topografia para primeira Infecção relacionada à assistência à saúde (IrAS) em pacientes idosos oncológicos. Métodos: Estudo exploratório de coorte concorrente de pacientes idosos com câncer hospitalizados em Centro de Alta Complexidade em Oncologia de abril a maio de 2013. O desfecho primário foi o primeira ocorrência de IrAS e as exposições estudadas foram fatores extrínsecos e intrínsecos descritos na literatura. Resultados: Foram observados 100 pacientes e 17 adquiriram IrAS durante 813 pacientes-dias (incidência cumulativa = 17%; densidade de incidência = 20/1000 pacientes-dias; taxa de procedimentos invasivos < 20%). Na análise bivariada, apresentaram maior risco de IrAS: câncer status ativo (p = 0,06); drenagem de tórax e decisão da limitação terapêutica (p < 0,05). A média do tempo para primeira IrAS foi 7 dias e a topografia por ordem de frequência: pneumonia, infecção da corrente sanguínea e trato urinário. Diferença entre médias do tempo de permanência com e sem IrAS foi significativa. A mortalidade por IrAS foi 8% e a letalidade 47%. Conclusão: IrAS é o efeito adverso mais modificador da terapia oncológica e foram avaliados fatores de risco para sua ocorrência. Recomenda-se diminuir o tempo de permanência e rever principalmente os processos relacionados com pneumonia para diminuir a incidência desses eventos adversos infecciosos. Estimula-se a continuação de pesquisas nesta população específica.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/770
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIBIC IRAS 2012 - Autora Principal - Júlia Brasileiro.pdf736.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.