Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/773
Título: Seguimento de longo prazo da colpofixação sacroespinhosa com tela de polipropileno personalizada de baixo custo em mulheres acompanhadas no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira-IMIP, Brasil
Autor(es): FLEISCHMAN, Deborah Cabral
CABRAL, Magno José Oliveira Lima
OLIVEIRA, Leonardo José Amaral de
Palavras-chave: Prolapso uterino
Procedimentos cirúrgicos em ginecologia
Telas cirúrgicas
Polipropilenos
Data do documento: 17-Jul-2013
Resumo: Cenário: O prolapso de Orgãos Pelvicos é uma condição que afeta a produtividade e a qualidade de vida das pacientes acometidas. Nos últimos anos, a procura por serviços de saúde para correção de POP vem aumentando substancialmente e tende a aumentar segundo as projeções recentes. Contudo, os métodos tradicionais de correção possuem recorrência de até 30% em 5 anos, o que motivou o uso de telas sintéticas nas cirurgias por aumentar de modo contundente a eficácia cirúrgica, diminuindo o número de recorrências. A tela de polipropileno monofilamentar e macroporosa apresenta os melhores resultados com menor chance de complicações, em comparação com outros tipos de telas, entretanto o uso de kits comerciais aumenta muito o custo cirúrgico, motivo pelo qual o uso de telas baixo custo tem sido testado com resultados promissores. Os resultados apresentados demonstram que as telas sintéticas de baixo custo personalizadas têm semelhante efetividade com custo até 20 vezes menor, todavia faltam estudos de longo prazo que corroborem os resultados obtidos em curto prazo. Objetivos: Avaliar a efetividade de longo prazo da colpofixação sacroespinhosa via transglútea para a correção do prolapso genital com tela de polipropileno (Intacorp®) personalizada. Métodos: Será realizado um estudo de série de casos prospectivo. O estudo será realizado entre Julho de 2013 até Julho de 2014, tendo como população mulheres submetidas à cirurgia de correção de POP com tela de polipropileno de baixo custo acompanhadas no Centro de Atenção à Mulher do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (CAM-IMIP). A coleta de dados será realizada mediante preenchimento do instrumento pelo pesquisador, após consentimento da paciente, a partir dos prontuários e das consultas de seguimento ambulatorial. Após revisão dos instrumentos, será construído um banco de dados com dupla entrada no software EPI-INFO versão 3.5.1. Ao término da digitação, os dados serão comparados, corrigidos e analisados. Será utilizada a análise e sobrevida para avaliar tempo de sucesso terapêutico e ocorrência de complicações pós-cirúrgicas.
Descrição: Orientador Prof. Dr. Artur Eduardo de Oliveira Rangel
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/773
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIC - Projeto com Leo.pdf687.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.