Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/775
Título: Avaliação do impacto na qualidade de vida de pacientes portadores de varizes nos membros inferiores submetidos a tratamento cirúrgico
Autor(es): DIAS JÚNIOR, Ronaldo Campelo
SILVA, Pedro Alberto Livino da
GAMALEIRA, Claudia Almeida
FALCÃO, Mary Gleyce de Melo Gomes
APPOLONIO, Fernanda
Palavras-chave: Qualidade de vida
Varizes
Insuficiência venosa
Tratamento cirúrgico
Data do documento: 2016
Resumo: As varizes dos membros inferiores representam uma das doenças mais prevalentes na população mundial. Objetivos: Avaliar e comparar a qualidade de vida antes e após o tratamento cirúrgico dos pacientes portadores de varizes dos membros inferiores atendidos no Serviço de Cirurgia Vascular do IMIP. Método: Foi realizado estudo descritivo-exploratório, com delineamento longitudinal e abordagem quantitativa onde foram entrevistados e avaliados 92 pacientes através do questionário VEINES QOL/SYM aplicado no pré-operatório e 60 dias após a cirurgia de varizes dos membros inferiores. Os pacientes foram divididos em grupos de acordo com a faixa etária e a classificação clínica CEAP. Resultados: Foi encontrada diferença siginificativa entre os escores do VEINES QOL/SYM antes e após a cirurgia para os pacientes de faixa etária entre 30 e 40 anos. Não houve diferença entre os escores nos momentos pré e pós-operatório entre os grupos CEAP. Conclusão: Apesar de não ter sido encontrada diferença dos escores do VEINES-QOL/SYM antes e após a cirurgia na maior parte dos pacientes do presente estudo, sabe-se que a avaliação da qualidade de vida depende da interpretação que cada paciente faz dos sinais e sintomas de sua doença.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/775
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIC Final CORRIGIDO PDF.pdf754.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.