Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/780
Title: | Análise da qualidade de vidas em adolescentes e jovens com transtorno pré-menstrual atendidas no ambulatório do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) |
Authors: | LEMOS, Leandro de Lyra RODRIGUES, Matheus Bruno Cursino |
Keywords: | Adolescente Saúde integral do adolescente Saúde do jovem Síndrome pré-menstrual Qualidade de vida |
Issue Date: | May-2013 |
Abstract: | Introdução: o transtorno pré-menstrual (TPM) define-se por uma série de sintomas que aparecem cerca de uma semana do período anterior à menstruação. O número de sintomas é variado e sua intensidade também, de maneira que algumas jovens passam por essa complicação sem problemas. Outras, no entanto, sentem enorme desconforto e em algumas ocasiões deixam de realizar suas atividades do dia a dia por tamanha incapacitância do transtorno. Objetivo: avaliar a qualidade de vida de adolescentes e jovens com TPM (Síndrome pré-menstrual e Síndrome Disfórica pré menstrual). Método: Será realizado um estudo de corte transversal com componente analítico, nos ambulatórios de ginecologia e hebiatria do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) no período de agosto de 2013 a julho de 2014. Serão entrevistadas 250 adolescentes e jovens de 15 à 24 anos e aplicado dois questionários: um para avaliar as condições socioeconômicas e o diagnóstico da TPM e outro especifico, o PedsQL™ v.4.0 – para o Brasil, para avaliar a qualidade de vida. Os dados serão armazenados e analisados nos programas EPI INFO v.3.5.3 e Stata. Este projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do IMIP. |
Description: | Orientadora: Ariani Impieri de Souza Co-orientadora: Tania Moisa da Silva Marinho |
URI: | http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/780 |
Appears in Collections: | Medicina |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Projeto PIBIC 2013.pdf | 1.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.