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dc.contributor.authorNEVES, Juliana Rodrigues da Costa-
dc.contributor.authorMACÊDO, Abner Porto de Farias-
dc.contributor.authorCAVALCANTE, Caroline Palmeira-
dc.contributor.authorBARRETTO, Lucília Willa Andrade-
dc.date.accessioned2020-04-30T17:55:31Z-
dc.date.available2020-04-30T17:55:31Z-
dc.date.issued2014-07-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/784-
dc.descriptionOrientadora: Maria Cecília Mendonça Melo Co-Orientadora: Ariani Impieri de Souzapt_BR
dc.description.abstractOBJETIVO: Analisar a utilização dos aplicativos em saúde de dispositivos móveis por médicos e estudantes de medicina no ambiente ambulatorial como ferramenta auxiliar do atendimento ao paciente e no processo de ensino aprendizagem. MÉTODO: Foi conduzido um estudo de corte transversal no período de Agosto de 2013 a Julho de 2014, envolvendo estudantes do 3º e 4º anos da graduação em Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e seus preceptores ambulatoriais. Para a coleta das informações foi utilizado um questionário contendo perguntas abertas e fechadas construídas a partir dos pressupostos teóricos. Foram analisados três grupos de variáveis: sociodemográficas, modo de uso dos Apps médicos e opinião dos usuários a respeito da tecnologia. Os dados foram coletados no campus da FPS e nos ambulatórios de prática estudantil do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP. As informações coletadas foram armazenadas e analisadas no programa EpiInfo 3.5.3. RESULTADOS: As variáveis sociodemográficas revelaram predomínio do gênero feminino entre os entrevistados. Aproximadamente 80% dos entrevistados utilizam apps médicos. A maioria dos usuários confia parcialmente nos apps, utilizando as informações como fontes de consulta exclusiva: preceptores 37,2% e estudantes 31,97%. Outros consultam fontes diversas: preceptores 25,6% e estudantes 30,45%. Na variável modo de uso dos apps, os médicos e estudantes revelaram a predominância de uso nas categorias de consulta a literatura/códigos (32,8%; 35,1%) e consulta à literatura 44,4% respectivamente. CONCLUSÕES: Os aplicativos, pelo rápido acesso às informações, podem servir de auxílio no atendimento ambulatorial surgindo como uma nova estratégia na tomada de decisões e solução de problemas. No que tange aos processos de ensino aprendizagem pode ser um estímulo para a construção de novos conhecimentos aproximando o estudante dos assuntos médicos de forma rápida, segura, interativa e diversificada.pt_BR
dc.description.sponsorshipOBJECTIVE: To analyze the use of applications on mobile devices for health physicians and medical students in the outpatient setting as an auxiliary tool of patient care and in teaching learning process. METHODS: A cross-sectional study was conducted from August 2013 to July 2014, involving students in 3rd and 4th year of undergraduate Medicine of Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) and its ambulatory preceptors. To collect the information used was a questionnaire containing open and closed questions constructed from the theoretical assumptions. Three groups of variables were analyzed: sociodemographic, mode of use of medical apps and user opinion regarding technology. Data were collected on the FPS campus and outpatient practice of student Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP. The data were stored and analyzed in EpiInfo 3.5.3 program. RESULTS: The sociodemographic variables revealed predominance of females among respondents. Approximately 80% of the respondents use medical apps. Most users rely partially on apps using the information as a source of unique query: 37.2% of the preceptors and 31.97% of the students. Others consult several sources: preceptors 25.6% and students 30.45%. The variable "mode of use of apps'', doctors and students, revealed the predominance of use categories in consultation literature / codes (32.8%, 35.1%) and consulting the literature 44.4% respectively. CONCLUSIONS: For quick access to information, applications can serve as an aid in outpatient care emerging as a new strategy in decision making and problem solving. With respect to the processes of teaching and learning can be a stimulus for the construction of new knowledge approaching the student of medical issues, safe, interactive and diversified rapidly.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologia móvelpt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectPrática médica ambulatorialpt_BR
dc.subjectProcessos de ensino e aprendizagempt_BR
dc.titleA utilização dos aplicativos de tecnologia móvel por médicos e acadêmicos de medicina e seu auxílio na pratica ambulatorialpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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