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Título: A utilização dos aplicativos de tecnologia móvel por médicos e acadêmicos de medicina e seu auxílio na pratica ambulatorial
Autor(es): NEVES, Juliana Rodrigues da Costa
MACÊDO, Abner Porto de Farias
CAVALCANTE, Caroline Palmeira
BARRETTO, Lucília Willa Andrade
Palavras-chave: Tecnologia móvel
Aplicativos móveis
Prática médica ambulatorial
Processos de ensino e aprendizagem
Data do documento: Jul-2014
Resumo: OBJETIVO: Analisar a utilização dos aplicativos em saúde de dispositivos móveis por médicos e estudantes de medicina no ambiente ambulatorial como ferramenta auxiliar do atendimento ao paciente e no processo de ensino aprendizagem. MÉTODO: Foi conduzido um estudo de corte transversal no período de Agosto de 2013 a Julho de 2014, envolvendo estudantes do 3º e 4º anos da graduação em Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e seus preceptores ambulatoriais. Para a coleta das informações foi utilizado um questionário contendo perguntas abertas e fechadas construídas a partir dos pressupostos teóricos. Foram analisados três grupos de variáveis: sociodemográficas, modo de uso dos Apps médicos e opinião dos usuários a respeito da tecnologia. Os dados foram coletados no campus da FPS e nos ambulatórios de prática estudantil do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP. As informações coletadas foram armazenadas e analisadas no programa EpiInfo 3.5.3. RESULTADOS: As variáveis sociodemográficas revelaram predomínio do gênero feminino entre os entrevistados. Aproximadamente 80% dos entrevistados utilizam apps médicos. A maioria dos usuários confia parcialmente nos apps, utilizando as informações como fontes de consulta exclusiva: preceptores 37,2% e estudantes 31,97%. Outros consultam fontes diversas: preceptores 25,6% e estudantes 30,45%. Na variável modo de uso dos apps, os médicos e estudantes revelaram a predominância de uso nas categorias de consulta a literatura/códigos (32,8%; 35,1%) e consulta à literatura 44,4% respectivamente. CONCLUSÕES: Os aplicativos, pelo rápido acesso às informações, podem servir de auxílio no atendimento ambulatorial surgindo como uma nova estratégia na tomada de decisões e solução de problemas. No que tange aos processos de ensino aprendizagem pode ser um estímulo para a construção de novos conhecimentos aproximando o estudante dos assuntos médicos de forma rápida, segura, interativa e diversificada.
Descrição: Orientadora: Maria Cecília Mendonça Melo Co-Orientadora: Ariani Impieri de Souza
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/784
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