Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/796
Title: Tendência da motivação do estudante ao longo do curso médico da Faculdade Pernambucana de Saúde
Authors: RIBEIRO, Eduarda Harrop Duarte
LYRA, Raíssa de Souza Leão
Keywords: Motivação
Estudantes de medicina
Escala de motivação acadêmica
Aprendizagem baseada em problemas
Issue Date: 2012
Abstract: Objetivos: determinar o grau da motivação dos estudantes de Medicina ao longo do curso, observando-se o mesmo grupo de estudantes em 3 diferentes momentos: no segundo, quarto e sexto ano. Métodos: Estudo analítico, pseudocoorte, realizado no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), onde os estudantes tiveram suas motivações avaliadas através da Escala de Motivação Acadêmica(EMA), proposta por Vallerand e cols., validada e formatada para o ensino superior. Para análise da confiabilidade dos dados, utilizou-se o índice de confiabilidade (alfa de Crombach). Resultados: Na comparação dos resultados dos alunos no sexto ano, com os resultados dos dois outros momentos, foi observada uma diminuição estatisticamente significativa na motivação intrínseca, aumento da motivação extrínseca e aumento da desmotivação dos estudantes. Conclusões: Os achados revelaram níveis satisfatórios de motivação para os sujeitos do estudo, semelhantes a achados de pesquisas anteriores que utilizaram a Escala de Motivação Acadêmica. Foi observado mais alterações da composição do que da intensidade da motivação do grupo estudado. Tal fato pode estar relacionado a um alto grau de motivação ainda na fase pré-clínica, devido ao modelo curricular da faculdade estudada.
Description: ORIENTADOR: Gilliatt Hanois Falbo; CO-ORIENTADORA: Hegla Virginia Florêncio de Melo Prado
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/796
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Eduarda Harrop Duarte Ribeiro (PIBIC+TCC).pdf213.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.