Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/800
Título: Qualidade de vida e medidas antropométricas de alunos do primeiro e sexto ano de um curso de medicina no nordeste do Brasil
Autor(es): FIGUEIRÊDO, Hudson José Magalhães
VASCONCELOS, Adriano Cabral de
GALINDO, Amanda Christine de Matos
PRADO, Hegla Virginia Florêncio de Melo
Palavras-chave: Qualidade de vida
Obesidade
Sobrepeso
Estudantes de medicina
IMC
Medidas antropométricas
Data do documento: 2012
Resumo: Objetivo: Determinar a associação da qualidade de vida (QV) e medidas antropométricas nos alunos do primeiro e sexto ano do curso médico da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Métodos: Estudo descritivo, tipo corte transversal com estudantes do primeiro e sexto ano de medicina da FPS. Após preenchimento do TCLE, aplicou-se o formulário de variáveis sociodemográficas, o Questionário WHOQOL-Bref para avaliação da QV e aferição das medidas antropométricas. Resultados: A QV geral foi melhor na turma do primeiro ano (T1) (score 16,3) que na turma do sexto ano (T6) (15,1). Nos domínios físico e psicológico, T1 obteve melhores scores que T6: 55,3-50,5 e 67,3-63,1 respectivamente. Comparando-se QV com as medidas antropométricas, indivíduos com sobrepeso/obesidade apresentaram scores menores no domínio “relações sociais”. Não se encontrou diferenças estatísticas entre as turmas para IMC, prega tricipital e circunferência abdominal. Conclusão: O presente estudo observou que os estudantes de medicina ao longo do curso médico apresentaram declínio na percepção geral da QV, sofrendo desgaste nos domínios físico e psicológico. Não foi encontrado diferença entre as turmas quanto às medidas antropométricas. O estudo é importante, porém novas pesquisas são necessárias para identificar os fatores que determinam essas alterações na QV e suas relações com as medidas antropométricas.
Descrição: Orientador: Gilliatt Hanois Falbo
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/800
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Hudson José.pdf620.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.