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dc.contributor.authorDOURADO, Juliana Carneiro Cabral-
dc.date.accessioned2020-05-06T14:00:05Z-
dc.date.available2020-05-06T14:00:05Z-
dc.date.issued2012-08-19-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/801-
dc.descriptionORIENTADOR: Gilliatt Hanois Falbo CO-ORIENTADORA: Hegla Virginia Florencio de Melo Pradopt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Investigar a percepção do estudante de medicina sobre sua experiência educacional com pacientes sob cuidados paliativos. Método: Estudo qualitativo envolvendo estudantes do sexto ano de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde, em rodízio na casa de cuidados paliativos do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). Foram realizadas entrevistas individuais e os dados foram coletados utilizando-se um gravador, sendo degravados e digitados no Word 2007. Foram analisados por dois autores e um colaborador, médico da casa de cuidados paliativos. Resultados: Inicialmente, os estudantes achavam que o estágio não seria proveitoso, porém perceberam que, com o passar dos dias, o rodízio foi de fundamental importância para lidar com a morte, com a dor, com os pacientes em seu momento final da vida. Na percepção dos estudantes, o principal aspecto do rodízio na casa de cuidados paliativos foi o olhar humanizado que eles puderam observar e experimentar. Conclusão: A percepção do estudante de medicina sobre o estágio na casa de cuidados paliativos do Imip foi positiva, pois puderam lidar com a perda do paciente, entendendo que a morte é algo natural. Além desse fato passaram a ter um olhar mais humanizado, dedicando mais tempo ao cuidado do paciente.pt_BR
dc.description.sponsorshipObjective: To investigate medical students’ perception about their educational experience with patients under palliative care. Method: A qualitative study was carried with sixth year medical students of the Faculdade Pernambucana de Saúde, in rotation at palliative care unit. Students underwent interviews, whose questions were elaborated by the authors of the project and by the medical coordinator of palliative care unit. Data were collected using a tape recorder and typed in Word 2007. They were analyzed by two authors and a collaborator. Results: Initially students thought it would be not good their rotation at palliative care unit, but they realized at the end it was essential to deal with death, with pain, with patients in their final moment of life. The main aspect of the rotation was the humanization of medical care. Conclusions: The perception of medical students on the palliative care unit was positive, as students learned to deal with lost of patient, understanding that death is a natural process. Beyond this fact, they could learn how to be most human doctors, devoting more time to patient care.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCuidados-paliativospt_BR
dc.subjectMedicinapt_BR
dc.subjectInternatopt_BR
dc.titleA percepção do estudante de medicina sobre sua experiência educacional com pacientes sob cuidados paliativos em um hospital escola do nordeste do Brasilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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