Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/801
Título: A percepção do estudante de medicina sobre sua experiência educacional com pacientes sob cuidados paliativos em um hospital escola do nordeste do Brasil
Autor(es): DOURADO, Juliana Carneiro Cabral
Palavras-chave: Cuidados-paliativos
Medicina
Internato
Data do documento: 19-Ago-2012
Resumo: Objetivo: Investigar a percepção do estudante de medicina sobre sua experiência educacional com pacientes sob cuidados paliativos. Método: Estudo qualitativo envolvendo estudantes do sexto ano de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde, em rodízio na casa de cuidados paliativos do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). Foram realizadas entrevistas individuais e os dados foram coletados utilizando-se um gravador, sendo degravados e digitados no Word 2007. Foram analisados por dois autores e um colaborador, médico da casa de cuidados paliativos. Resultados: Inicialmente, os estudantes achavam que o estágio não seria proveitoso, porém perceberam que, com o passar dos dias, o rodízio foi de fundamental importância para lidar com a morte, com a dor, com os pacientes em seu momento final da vida. Na percepção dos estudantes, o principal aspecto do rodízio na casa de cuidados paliativos foi o olhar humanizado que eles puderam observar e experimentar. Conclusão: A percepção do estudante de medicina sobre o estágio na casa de cuidados paliativos do Imip foi positiva, pois puderam lidar com a perda do paciente, entendendo que a morte é algo natural. Além desse fato passaram a ter um olhar mais humanizado, dedicando mais tempo ao cuidado do paciente.
Descrição: ORIENTADOR: Gilliatt Hanois Falbo CO-ORIENTADORA: Hegla Virginia Florencio de Melo Prado
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/801
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Juliana Carneiro C Dourado.pdf501.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.