Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/808
Título: Nível de atividade física entre estudantes de enfermagem em instituição de ensino superior particular do Nordeste- Brasil
Autor(es): SOUSA, Kalina Pessoa Daniel de
CRUZ, Rosiane Santos
GALDINO, Wellber Drayton
SILVA, Suzana Lins da
Palavras-chave: Estado nutricional
Atividade física
Obesidade
Data do documento: 2015
Resumo: Objetivo: Avaliar a associação do nível de atividade física com o estado nutricional e níveis pressóricos da graduação de enfermagem em Instituição de Ensino Superior particular do Nordeste. Métodos: estudo censitário, transversal com abordagem quantitativa no período de setembro de 2014 a março de 2015 com 138 estudantes matriculados na Faculdade Pernambucana de Saúde. As informações foram coletadas por meio de entrevistas e aplicado formulário semi-estruturado. Realizou-se a aferição das medidas antropométricas, pressão arterial e aplicado o International Physical Activity Questionnaire – IPAQ na sua versão curta, para a obtenção de medidas de atividades físicas. Para analise dos dados empregou-se estatísticas descritivas, entre as variáveis categóricas foi utilizado o Teste Qui Quadrado Pearson. Considerou-se significância estatística o valor de p < 0,05. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da FPS sob o número 108/14. Resultados: a média de idade foi de 24,1 anos (DP ± 8,3), 92% do gênero feminino, 40% estavam com excesso de peso, 28,7% sedentários e 6,5% apresentaram níveis pressóricos acima da normalidade. Não houve associação entre o nível de atividade física e o estado nutricional dos estudantes. (p= 0,2) Conclusão: a elevada prevalência de excesso de peso e sedentarismo sugere ações de incentivo a prática adequada de atividade física na população de estudantes de Ensino Superior.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/808
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kalina Pessoa Daniel de Souza.pdf117.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.