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dc.contributor.authorARAÚJO, Camila Fonseca Leal de-
dc.contributor.authorSOUZA, Edvaldo da Silva-
dc.contributor.authorARAÚJO, Carla Adriane Fonseca Leal de-
dc.contributor.authorSILVA, Bruno Hipólito da-
dc.date.accessioned2020-05-08T13:09:50Z-
dc.date.available2020-05-08T13:09:50Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/809-
dc.description.abstractOBJETIVO: analisar a opinião dos tutores e estudantes de medicina a respeito do uso anterior de relatórios em grupos tutoriais e a aceitação de substituição dessa ferramenta pelos mapas conceituais. MÉTODOS: Estudo transversal realizado com tutores e alunos do 1º ao 4º ano de medicina da FPS. Os participantes tiveram acesso ao formulário online após aceitarem o termo de consentimento livre e esclarecido, onde responderam questões sociodemográficas e quanto à opinião sobre o uso de relatórios e mapas conceituais (MC). Os dados foram distribuídos em freqüências e foi elaborado o ranking médio utilizando escala dos 5 pontos de Likert. RESULTADOS: 11 tutores e 85 estudantes participaram. A maioria dos participantes considerou os relatórios boas ferramentas e coerentes com o método ABP, embora não dinâmicos. Tutores e estudantes também consideraram MC boas ferramentas, coerentes com o método ABP, além de dinâmicos. A maior parte dos participantes afirmou que os MC são opções melhores que os relatórios. CONCLUSÕES: MC são ferramentas que permitem construir o conhecimento de forma integrada, relacionando conceitos novos e anteriores. É necessário, porém, analisar a opinião dos alunos e tutores quanto aos métodos disponíveis para garantir sua maior eficácia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOBJECTIVE: to evaluate medical students and tutors’ opinion about the use of report in tutorial groups and its replacement by Concept Maps (CM). METHOD: a cross-sectional study interviewing students and tutors from 1st to 4th year of FPS. After the acceptance of the Informed Consent Term, participants had access to a online questionnaire, in which they answered social and demographic questions and about the use of reports and CM. Data were distributed among frequencies and a rating average was developed using the 5 points Likert scale. RESULTS: 11 tutors and 85 students answered the research. Most of them considered reports good tools and consistent to PBL method, although not dynamic. Tutors and students also considered CM good tools, consistent to PBL method and dynamic. Most of participants answered that CM are better options than reports. CONCLUSIONS: CM are tools that allow the student to build the knowledge relating new and old concepts. Nevertheless, it is important to analyze the opinion of students and tutors about the available methods, in order to assure its efficacy.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectTutoriaspt_BR
dc.subjectMapas conceituaispt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.titleOpinião de estudantes e tutores de medicina a respeito do uso de relatórios no fechamento do caso em tutorias e da substituição por mapas conceituaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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