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Título: Opinião de estudantes e tutores de medicina a respeito do uso de relatórios no fechamento do caso em tutorias e da substituição por mapas conceituais
Autor(es): ARAÚJO, Camila Fonseca Leal de
SOUZA, Edvaldo da Silva
ARAÚJO, Carla Adriane Fonseca Leal de
SILVA, Bruno Hipólito da
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
Tutorias
Mapas conceituais
Educação médica
Data do documento: 2014
Resumo: OBJETIVO: analisar a opinião dos tutores e estudantes de medicina a respeito do uso anterior de relatórios em grupos tutoriais e a aceitação de substituição dessa ferramenta pelos mapas conceituais. MÉTODOS: Estudo transversal realizado com tutores e alunos do 1º ao 4º ano de medicina da FPS. Os participantes tiveram acesso ao formulário online após aceitarem o termo de consentimento livre e esclarecido, onde responderam questões sociodemográficas e quanto à opinião sobre o uso de relatórios e mapas conceituais (MC). Os dados foram distribuídos em freqüências e foi elaborado o ranking médio utilizando escala dos 5 pontos de Likert. RESULTADOS: 11 tutores e 85 estudantes participaram. A maioria dos participantes considerou os relatórios boas ferramentas e coerentes com o método ABP, embora não dinâmicos. Tutores e estudantes também consideraram MC boas ferramentas, coerentes com o método ABP, além de dinâmicos. A maior parte dos participantes afirmou que os MC são opções melhores que os relatórios. CONCLUSÕES: MC são ferramentas que permitem construir o conhecimento de forma integrada, relacionando conceitos novos e anteriores. É necessário, porém, analisar a opinião dos alunos e tutores quanto aos métodos disponíveis para garantir sua maior eficácia.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/809
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