Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/851
Título: Perfil epidemiológico, clínico e nutricional de crianças submetidas à cirurgia pediátrica eletiva
Autor(es): MOTA, Isabela Spinelli
CÂMARA, Beatriz Prazeres
LIMA, Eduardo Jorge Fonseca
Palavras-chave: Cirurgia Eletiva
Perfil Epidemiológico
Segurança em Cirurgia
Data do documento: 2020
Resumo: RESUMO OBJETIVO: Avaliar o perfil epidemiológico, clínico e nutricional dos pacientes submetidos à cirurgia pediátrica eletiva. MÉTODOS: Estudo observacional, do tipo transversal com componente analítico, utilizando um banco de dados de um estudo anterior de caso-controle. Critérios de inclusão: idade entre 29 dias e 5 anos, submetidos à cirurgia pediátrica eletiva sem comorbidades associadas, internados no período outubro de 2010 a setembro de 2013, em um hospital terciário da cidade do Recife. Foram analisadas variáveis relacionadas à criança e epidemiológicas. Também foram analisados os diagnósticos cirúrgicos e a duração do internamento. Para análise estatística, foi empregado o programa Statistical Package for Social Sciences, na versão 20.0. Verificamos a distribuição de frequências absolutas e relativas das variáveis e para os cálculos de contingência e de inferência, o teste de Qui Quadrado em nível de significância de 0,05. A pesquisa original foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. RESULTADOS: Das 407 crianças avaliadas, 65,4% eram do sexo masculino e 79,6% possuíam idade superior a 1 ano. Aspectos epidemiológicos, como: renda familiar inferior a 1 salário mínimo e aglomeração domiciliar apresentaram-se, respectivamente, em 49,3% e 13,5%. Passado de prematuridade e percentuais de baixo peso ao nascer apareciam em 14,5% e 10,4% dos pacientes. A cirurgia eletiva mais realizada foi a hernioplastia inguinal/crural unilateral ou bilateral representando 29,48% dos casos. Dentre essas, foi visto que 39,2% ocorriam em crianças menores de 12 meses. A associação entre as variáveis clínicas e epidemiológicas da criança com a duração de seu internamento não se mostraram estatisticamente significante, com p>0,05 em todas as situações. CONCLUSÃO: O perfil epidemiológico refletiu as condições sócioeconômicas da população usuária do SUS, caracterizada por baixa renda, condições inadequadas de moradia e escolaridade materna insatisfatória. A breve duração do internamento sugere a baixa ocorrência de complicações destas cirurgias na população estudada. PALAVRAS-CHAVE: Cirurgia Eletiva; Perfil Epidemiológico; Segurança em Cirurgia.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/851
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Perfil epidemiológico.pdf682.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.