Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/865
Título: Expressão da proteína P16 na Neoplasia Intraepitelial Anal Grau 2 (NIA2) em mulheres imunocompetentes: estudo de série de casos
Título(s) alternativo(s): Expression of P16 protein in Anal Intraepithelial Neoplasia Grade 2 (NIA2) IN immunocompetent woman: case series study
Autor(es): FERREIRA, Letícia Coelho
FEITOSA, Beatriz Henriques dos Santos
MONTEIRO, Letícia Klabinske Marques
TAKANO, Daniela Mayumi
HERÁCLIO, Sandra de Andrade
Palavras-chave: Neoplasias do ânus
Genes P16
Carcinoma in situ
Imunohistoquímica.
Data do documento: 2020
Resumo: RESUMO A semelhança do que ocorre no colo do útero, o câncer anal possui estreita relação com a infecção por HPV alto risco e, nos últimos trinta anos, vem apresentando um aumento na incidência. Embora existam similaridades entre as lesões induzidas por HPV no colo uterino e canal anal, a história natural das lesões precursoras de câncer anal ainda apresenta lacunas importantes quanto à precisão diagnóstica e comportamento biológico. A proteína inibidora de quinase p16INK4a tem sido alvo de vários estudos em lesões cervicais, os quais sugerem que sua sobre-expressão pode ser utilizado como indicador de comportamento biológico de progressão nas lesões induzidas por HPV. O presente estudo teve por objetivo determinar a expressão da proteína p16 nas neoplasias intraepiteliais anais de grau 2 (NIA2). Realizou-se estudo observacional do tipo série de casos durante o período de junho de 2017 a julho de 2018, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Foram incluídas mulheres com diagnóstico de NIA2 e imunocompetente. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa do IMIP sob número 80169417.3.0000.5201. Na análise imuno-histoquímica, sete amostras (54%) foram negativas. Destas, seis estavam associadas com HPV do tipo alto risco oncogênico, e das seis (46%) amostras positivas, três foram associadas ao HPV6 de baixo risco oncogênico. No presente estudo, verificou-se que a reação imunohistoquímica para p16 nas neoplasias intraepiteliais anais grau 2 foi controverso, apresentando uma frequência elevada de casos discordantes. Palavras-chave: Neoplasias do ânus; Genes P16; HPV; Carcinoma in situ; Imunohistoquímica.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/865
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LETÍCIA COELHO, BEATRIZ HENRIQUES, LETÍCIA KLABINSKE.pdf138.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.