Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/872
Título: Prevalência de condições crônicas sensíveis à atenção primária em pacientes sobreviventes de câncer de mama e cuidados recebidos entre os níveis de atenção à saúde.
Título(s) alternativo(s): Prevalence of chronic conditions sensitive to primary care in breast cancer survivors patients and care received amongst health care levels.
Autor(es): CAVALCANTE, Danilo Coriolano Ribeiro
LOPES, Nathálya Ferreira Lima Falcão
LUCENA, Mariana Morais de
DANTAS, Rafaela Pedrosa
LIMA, Jurema Telles de Oliveira
MELLO, Maria Júlia Gonçalves de
Palavras-chave: Câncer de mama
Atenção primária
Assistência à saúde
Data do documento: Ago-2019
Resumo: RESUMO OBJETIVOS: analisar quais as principais condições crônicas sensíveis à atenção primária em pacientes sobreviventes de câncer de mama atendidas no IMIP. MÉTODOS: estudo transversal que incluiu mulheres com câncer de mama operadas há dois anos e sem doença metastática em atividade ou em hormonioterapia há pelo menos um ano, sendo aplicado um formulário com enfoque nas condições crônicas sensíveis à atenção primária, aspectos socioeconômicos, hábitos de vida, aspectos da abordagem e da caracterização do câncer no período de Junho a Julho de 2019. RESULTADOS: foram analisadas 181 pacientes, com média de idade 59,2 anos, com sobrepeso em 64,7% e sedentarismo em 54,7%. Cerca de 43,6% eram acompanhadas em atenção primária. Além disso, 49,1% e 22,6% das pacientes tinham o diagnóstico de hipertensão e diabetes, respectivamente, porém 59,7% relataram renovar receita dos medicamentos com o oncologista e 20,7% com médicos da UBS. Das pacientes que possuíam acompanhamento em UBS, 28,73% relataram confiar na capacidade do médico da atenção primária, contrastando com 98,3% de confiança nos especialistas. CONCLUSÃO: uma alta prevalência de condições sensíveis à atenção primária como hipertensão, diabetes mellitus, sedentarismo e sobrepeso/obesidade foi evidenciada nessas pacientes. Porém, o sistema de saúde ainda persiste na fragmentação do cuidado, tendendo a concentrar essas pacientes na atenção especializada. Integração e coordenação do cuidado é necessário para melhoria global da saúde desta população. Palavras-chaves: câncer de mama; atenção primária; assistência à saúde.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/872
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Danilo Coriolano.pdf272.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.