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dc.contributor.authorSANTANA, Nathália Samantha Vieira Romão de-
dc.contributor.authorCARVALHO, Clara de Nazaré Dantas Oliveira-
dc.contributor.authorMORAES, Suzanne Mostaert Lócio de-
dc.contributor.authorLIMA, Tereza Rebecca de Melo e-
dc.contributor.authorSOUZA, Edvaldo da Silva-
dc.contributor.authorMAIA, Paula Ferdinanda Conceição de Mascena Diniz-
dc.date.accessioned2020-09-21T13:37:16Z-
dc.date.available2020-09-21T13:37:16Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/877-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO OBJETIVOS: Avaliar a percepção de estudantes de medicina, preceptores e pacientes acerca do processo de ensino-aprendizagem nos cenários de ambulatório do IMIP. MÉTODOS: Foi realizado um estudo descritivo, do tipo transversal, no período de agosto de 2016 a julho de 2017, com estudantes de medicina, preceptores e pacientes nos ambulatórios das áreas básicas de ensino (Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia, Clínica Médica e Cirurgia) do IMIP. Os participantes responderam um questionário semiestruturado contendo 50 questões do tipo Likert de concordância de 5 pontos, com declarações sobre aspectos educacionais e estruturais relacionados ao processo de ensino-aprendizagem nos cenários de ambulatório. O estudo foi aprovado pelo CEP/FPS (parecer nº 2.069.880). RESULTADOS: Participaram do estudo 159 estudantes, 37 preceptores e 113 pacientes. A maioria dos participantes reconhece a importância desse estágio para a aprendizagem do estudante e a contribuição dele para aquisição do conhecimento e desenvolvimento de habilidades e atitudes. As principais diferenças significativas de opiniões entre os três grupos foram no formato de ensino preferencial e nas questões estruturais e organizacionais dos ambulatórios. Estudantes e preceptores também diferiram de percepções em relação ao desempenho do preceptor. CONCLUSÕES: A importância dos ambulatórios no processo de ensino-aprendizagem é indiscutível, e saber a percepção dos participantes deste processo pode ser útil no planejamento de estratégias de aprendizagem efetivas. Palavras-chave: Estudantes de medicina, Aprendizagem, Educação médica, Preceptoria, Assistência Ambulatorialpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstudantes de medicinapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectPreceptoriapt_BR
dc.subjectAssistência Ambulatorialpt_BR
dc.titlePercepções de estudantes de medicina, preceptores e pacientes a respeito do processo de ensino-aprendizagem nos cenários de ambulatório do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueirapt_BR
dc.title.alternativePerceptions of medical students, preceptors and patients about the teaching-learning process in the ambulatory care setting of the Institute of Integral Medicine Prof. Fernando Figueirapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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