Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/877
Título: Percepções de estudantes de medicina, preceptores e pacientes a respeito do processo de ensino-aprendizagem nos cenários de ambulatório do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira
Título(s) alternativo(s): Perceptions of medical students, preceptors and patients about the teaching-learning process in the ambulatory care setting of the Institute of Integral Medicine Prof. Fernando Figueira
Autor(es): SANTANA, Nathália Samantha Vieira Romão de
CARVALHO, Clara de Nazaré Dantas Oliveira
MORAES, Suzanne Mostaert Lócio de
LIMA, Tereza Rebecca de Melo e
SOUZA, Edvaldo da Silva
MAIA, Paula Ferdinanda Conceição de Mascena Diniz
Palavras-chave: Estudantes de medicina
Aprendizagem
Educação médica
Preceptoria
Assistência Ambulatorial
Data do documento: 2020
Resumo: RESUMO OBJETIVOS: Avaliar a percepção de estudantes de medicina, preceptores e pacientes acerca do processo de ensino-aprendizagem nos cenários de ambulatório do IMIP. MÉTODOS: Foi realizado um estudo descritivo, do tipo transversal, no período de agosto de 2016 a julho de 2017, com estudantes de medicina, preceptores e pacientes nos ambulatórios das áreas básicas de ensino (Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia, Clínica Médica e Cirurgia) do IMIP. Os participantes responderam um questionário semiestruturado contendo 50 questões do tipo Likert de concordância de 5 pontos, com declarações sobre aspectos educacionais e estruturais relacionados ao processo de ensino-aprendizagem nos cenários de ambulatório. O estudo foi aprovado pelo CEP/FPS (parecer nº 2.069.880). RESULTADOS: Participaram do estudo 159 estudantes, 37 preceptores e 113 pacientes. A maioria dos participantes reconhece a importância desse estágio para a aprendizagem do estudante e a contribuição dele para aquisição do conhecimento e desenvolvimento de habilidades e atitudes. As principais diferenças significativas de opiniões entre os três grupos foram no formato de ensino preferencial e nas questões estruturais e organizacionais dos ambulatórios. Estudantes e preceptores também diferiram de percepções em relação ao desempenho do preceptor. CONCLUSÕES: A importância dos ambulatórios no processo de ensino-aprendizagem é indiscutível, e saber a percepção dos participantes deste processo pode ser útil no planejamento de estratégias de aprendizagem efetivas. Palavras-chave: Estudantes de medicina, Aprendizagem, Educação médica, Preceptoria, Assistência Ambulatorial
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/877
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CLARA DE NAZARÉ E NATHALIA SAMANTHA.pdf891.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.