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Título: Motivação intrínseca de tutores de medicina em uma faculdade com metodologia ativa no nordeste do Brasil
Título(s) alternativo(s): Intrinsic motivation of medicine tutors at a university with active methodology in the northeast of Brazil
Autor(es): MELO, Ialy Raiany Soares de
REZENDE, Ludmila Gonçalves
PASINI, Briane Alcântara Vieira
FALBO, Ana Rodrigues
Palavras-chave: Motivação
Intrínseca
Autodeterminação
Autonomia
Tutor
Aprendizagem baseada em problemas.
Data do documento: 2020
Resumo: RESUMO Objetivo: identificar a motivação intrínseca em tutores que atuam em metodologia ativa. Método: realizado estudo transversal envolvendo tutores dos quatro primeiros anos de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde entre outubro de 2017 e julho de 2018. Foi utilizado o Inventário de Motivação Intrínseca composto por sete subescalas: 1. Interesse/prazer; 2. Competência percebida; 3. Esforço/importância; 4. Pressão/tensão; 5. Percepção da escolha; 6. Valor/utilidade; e 7. Relações. A análise utilizou a média aritmética dos itens que compõem cada subescala. Levando-se em conta as opções de respostas variando de “Não verdadeiro” a “Muito verdadeiro” definiu-se a gradação: <3,0=0 (não motivado), 3,0 e <6,0=1 (motivado) e 6,0=2 (muito motivado). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FPS. CAAE: 79769717.0.0000.5569. Resultados: os tutores se mostraram motivados, considerando o escore médio geral (5,61 – grau 1), muito motivados nas subescalas interesse/prazer, percepção/escolha e valor/utilidade (escores médios 6,50; 6,11 e 6,28 respectivamente – grau 2), motivados nas subescalas competência percebida, esforço/importância e relações (escores médios 5,46; 5,46 e 5,93 respectivamente – grau 1) e não motivados na de pressão/tensão (escore médio 2,54 - grau 0). Conclusão: no geral os tutores encontravam-se motivados, sobretudo nas subescalas interesse/prazer, percepção de escolha e valor/utilidade. No entanto, essa motivação se deu à custa de pressão/tensão. Palavras-chave (DeCS): Motivação; Intrínseca; Autodeterminação; Autonomia; Tutor; Aprendizagem Baseada em Problemas.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/878
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