Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/895
Título: Funções no grupo tutorial na aprendizagem baseada em problemas: significados atribuídos por estudantes
Título(s) alternativo(s): Problem-based learning group roles in learning: meanings assigned by students
Autor(es): PESSOA, Camila Soares de Oliveira
HOLANDA, Simone Cristina de
FALBO, Ana Rodrigues
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
Tutoria
Funções
Data do documento: 2020
Resumo: Resumo Introdução: a Aprendizagem Baseada em Problemas é centrada no estudante, o qual deve desenvolver autonomia e responsabilidade para a construção do próprio conhecimento. Se trabalha em pequenos grupos para os quais são definidas funções: os membros do grupo, um coordenador e um relator/secretário. Como a maior parte dos estudantes provém de metodologia tradicional de ensino são frequentes as dificuldades no exercício dessas funções Objetivo geral: compreender os significados atribuídos pelos estudantes ao exercício das funções no desenvolvimento do grupo tutorial. Método: realizado estudo qualitativo, utilizando-se o grupo focal como técnica para coleta das informações, na Faculdade Pernambucana de Saúde entre agosto de 2018 e setembro de 2020. Foram envolvidos estudantes de medicina dos quatro primeiros anos, selecionados de forma intencional. O roteiro para o grupo focal foi elaborado com base nos pressupostos básicos da Aprendizagem Baseada em Problemas. As categorias analíticas que compuseram o roteiro da entrevista foram as relacionadas aos aspectos fundamentais inerentes ao exercício de cada uma das funções no grupo tutorial, além disso foram registradas categorias empíricas, não previstas, surgidas durante a discussão no grupo focal. Após a transcrição na íntegra dos conteúdos gravados durante a discussão foi realizada a análise do material utilizando a técnica da análise de conteúdo de Bardin, na modalidade temática. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade Pernambucana de Saúde com o CAAE: 96711018900005569. Resultados: as principais dificuldades em relação às funções foram: coordenador, o exercício da liderança no grupo e a ideia equivocada de nessa função ser exigido o domínio de todo o conteúdo discutido; secretário, a necessidade de participar da discussão e, ao mesmo tempo, elaborar o mapa conceitual a partir das informações trazidas pelo grupo; membro, a dificuldade de participar da discussão pela desarmonia no grupo, pela timidez ou por não considerar válido os comentários acerca do conteúdo discutido. Foram trazidos também aspectos positivos como o desenvolvimento de habilidades relacionadas com a cooperação, comunicação e respeito nos grupos. Conclusão: as dificuldades para o exercício das funções no grupo, se deveram, sobretudo, à vivência de uma metodologia de aprendizagem nova para a maior parte dos estudantes. Palavras-chave (DeCS): Aprendizagem Baseada em Problemas; Tutoria; funções.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/895
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Funções no grupo tutorial na aprendizagem baseada em problemas significados atribuídos por estudantes.pdf657.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.