Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/896
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCOUTINHO, Pollyana Maria Marinho Duarte Bailey-
dc.contributor.authorBEZERRA, Camila de Moraes-
dc.contributor.authorCASTRO, Marianilza Amorim-
dc.contributor.authorLIMA, Luciana Cavalcanti-
dc.contributor.authorCUMINO, Debora de Oliveira-
dc.contributor.authorANDRADE, Andréa de Oliveira Costa-
dc.contributor.authorSILVA, Charles Arthur Nazário Guedes da-
dc.date.accessioned2020-11-16T12:14:00Z-
dc.date.available2020-11-16T12:14:00Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/896-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúdept_BR
dc.description.abstractResumo CENÁRIO: A rotina de avaliação pré-anestésica de crianças apresenta desafios no que concerne a comunicação entre médicos, pacientes e seus responsáveis. Nesse contexto, é de fundamental importância o desenvolvimento de vídeo que auxilie na assimilação das informações e orientação do procedimento anestésico, facilitando, dessa forma, o entendimento da criança e de seus responsáveis. Além disso, podem ainda contribuir para a redução dos níveis de ansiedade e medo. Diante disso, estudos mostram que a utilização de recursos lúdicos, como animações, afetam positivamente na redução da morbimortalidade inerente ao processo anestésico. OBJETIVOS: o objetivo desse estudo foi elaborar um vídeo para orientação pré-anestésica de crianças em idade escolar. MÉTODOS: estudo metodológico de elaboração de vídeo com desenho transversal. Foi elaborado em duas fases: a construção de um roteiro que pontuou os principais aspectos a serem abordados numa consulta anestésica pediátrica, além da produção de uma animação para a orientação e preparação de pacientes pediátricos em idade escolar. O projeto foi desenvolvido entre outubro de 2018 a fevereiro de 2020, com o departamento de tecnologia de informação (TI) da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS. CONCLUSÕES: Foi elaborado um vídeo com o objetivo de auxiliar profissionais de saúde no preparo anestésico de pacientes pediátricos e de seus familiares, além de impactar no desenvolvimento de estratégias para diminuição da ansiedade e do medo desse grupo. Não foi realizada a análise do impacto do vídeo na prática médica. Palavras-chave: Comunicação médico-paciente; Anestesia pediátrica; Vídeo.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectComunicação médico-pacientept_BR
dc.subjectAnestesia pediátricapt_BR
dc.subjectVídeopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de vídeo para auxílio da avaliação e orientação pré-anestésica pediátricapt_BR
dc.title.alternativeVideo development to support pediatric pre-anesthetic evaluation and guidancept_BR
dc.typeArticlept_BR
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.