Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/896
Título: Desenvolvimento de vídeo para auxílio da avaliação e orientação pré-anestésica pediátrica
Título(s) alternativo(s): Video development to support pediatric pre-anesthetic evaluation and guidance
Autor(es): COUTINHO, Pollyana Maria Marinho Duarte Bailey
BEZERRA, Camila de Moraes
CASTRO, Marianilza Amorim
LIMA, Luciana Cavalcanti
CUMINO, Debora de Oliveira
ANDRADE, Andréa de Oliveira Costa
SILVA, Charles Arthur Nazário Guedes da
Palavras-chave: Comunicação médico-paciente
Anestesia pediátrica
Vídeo
Data do documento: 2020
Resumo: Resumo CENÁRIO: A rotina de avaliação pré-anestésica de crianças apresenta desafios no que concerne a comunicação entre médicos, pacientes e seus responsáveis. Nesse contexto, é de fundamental importância o desenvolvimento de vídeo que auxilie na assimilação das informações e orientação do procedimento anestésico, facilitando, dessa forma, o entendimento da criança e de seus responsáveis. Além disso, podem ainda contribuir para a redução dos níveis de ansiedade e medo. Diante disso, estudos mostram que a utilização de recursos lúdicos, como animações, afetam positivamente na redução da morbimortalidade inerente ao processo anestésico. OBJETIVOS: o objetivo desse estudo foi elaborar um vídeo para orientação pré-anestésica de crianças em idade escolar. MÉTODOS: estudo metodológico de elaboração de vídeo com desenho transversal. Foi elaborado em duas fases: a construção de um roteiro que pontuou os principais aspectos a serem abordados numa consulta anestésica pediátrica, além da produção de uma animação para a orientação e preparação de pacientes pediátricos em idade escolar. O projeto foi desenvolvido entre outubro de 2018 a fevereiro de 2020, com o departamento de tecnologia de informação (TI) da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS. CONCLUSÕES: Foi elaborado um vídeo com o objetivo de auxiliar profissionais de saúde no preparo anestésico de pacientes pediátricos e de seus familiares, além de impactar no desenvolvimento de estratégias para diminuição da ansiedade e do medo desse grupo. Não foi realizada a análise do impacto do vídeo na prática médica. Palavras-chave: Comunicação médico-paciente; Anestesia pediátrica; Vídeo.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/896
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DESENVOLVIMENTO DE VÍDEO PARA AUXÍLIO DA AVALIAÇÃO E ORIENTAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA PEDIÁTRICA.pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.