Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/906
Título: Opinião de estudantes de medicina sobre o uso da metodologia de sala de aula invertida no ensino da semiologia em ambiente simulado
Título(s) alternativo(s): Medical students opinion on the use of flipped classroom methodology in teaching semiology in simulated environments
Autor(es): FRIAS, Luísa Gonçalves de
BEZERRA, Patrícia Gomes de Matos
DUQUE, Taciana Barbosa
PATRIOTA, Rodrigo
SILTON, Guilherme Afonso Ferreira Coelho
SILVA, Marília Araújo da
Palavras-chave: Educação médica
Aprendizagem
Inquéritos e questionários
Base de dados
Conhecimento
Data do documento: 2020
Resumo: RESUMO OBJETIVO: Avaliar a opinião dos estudantes de medicina sobre a utilização dametodologia da sala de aula invertida associada a aplicação do pré-teste, no ensino da semiologia. MÉTODO: Foi realizado um survey sobre a utilização da metodologia desala de aula invertida no estudo da semiologia, no período de setembro de 2019 asetembro de 2020. A população estudada foi composta por estudantes do curso de medicina da FPS, sendo incluídos os ingressantes no segundo semestre do ano de 2019 eprimeiro semestre de 2020. A coleta de dados foi desenvolvida por questionário eletrônico em escala de Likert e os resultados analisados através do Excell. O critério de consenso utilizado foi Ranking médio maior que 3. A consistência do formulário foi avaliada através do alfa de cronbach, no período de maio a junho de 2020. RESULTADO: Os estudantes sentem-se bem adaptados(4,55±1,73) e concordaram com os benefícios da SAI, entre eles: sentir-se estimulado para estudar (RM3,7 ±1,05); desenvolver a prática com mais facilidade (RM 3,77±1,22); o pré-teste ajuda a fixar o que estudou (RM 3,57±1,14) e o feedback é importante na construção do conhecimento (3,82±1,19). O alfa de cronbach foi de 0,87. CONCLUSÃO: Houve consenso entre os participantes sobre os benefícios da utilização da metodologia de Sala de Aula Invertida tanto em relação à compreensão e adaptação ao método; quanto à atitude sobre o estudo e aos benefícios do pré-teste e feedback nas atividades de semiologia em ambientes simulados. Palavras-chave: Educação médica; Aprendizagem; Inquéritos e questionários; Base de dados; Conhecimento.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/906
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.