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Título: Práticas integrativas e complementares: interesse da comunidade acadêmica e os desafios do ensino médico
Título(s) alternativo(s): Traditional/complementary and alternative medicine: interest of the academic community and challenges of medical education
Autor(es): JESSÉ, Alana Rebeca Bezerra
GURGEL, Luiza Gomes Dantas
SILVA, Djerlly Marques Araújo da
ALENCAR, Pedro Sá Leitão Laporte
JORDÁN, Arturo De Pádua Walfrido
DANIEL, Nicolas Augusto Alves
Palavras-chave: Terapias complementares
Terapias complementares
Estudantes de medicina
Docentes de medicina
Sistema Único de Saúde
Data do documento: 2020
Resumo: RESUMO Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) abrangem recursos terapêuticos de sistemas médicos complexos de diversas racionalidades médicas. Esse campo de práticas vem ganhando maior visibilidade nos últimos tempos com o aumento da procura por cuidados em saúde que priorizem a abordagem integral do ser humano, estimulando os próprios profissionais de saúde a buscarem uma melhor formação. Neste contexto este artigo teve como objetivo avaliar o interesse, o grau de conhecimento e a atitude de discentes e docentes do curso de medicina pelas PICS e os desafios para seu ensino efetivo. Método: Tratase de um estudo transversal, descritivo e com abordagem quantitativa, realizado com 214 indivíduos, sendo 21 docentes e 193 discentes do primeiro ao décimo segundo período do curso de medicina de uma instituição de ensino de saúde de Recife-PE. Foi utilizado um questionário em formato online que avaliou os sujeitos pesquisados quanto às fontes de aprendizado e nível de interesse sobre o tema, como também a versão em português do instrumento Interative Medicine Attitude Questionnaire (IMAQ). Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva (frequência e porcentagem), com o auxílio do software R versão 3.4.3. e LibreOffice. Resultados: Dentre os participantes do estudo, 57,14% dos docentes e 35,42% dos discentes afirmaram conhecer a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), 85,71% dos docentes e 91,7% dos discentes consideram as PICS fundamentais para o SUS. A maioria considerou o ensino das PICS importantes para a graduação (90,48% dos docentes e 89,58% dos discentes). As práticas mais conhecidas foram o yoga, a fitoterapia e a MTC/acupuntura e as que despertaram maior interesse para aprendizado foram o yoga e a MTC/acupuntura. Conclusão: Um número elevado de discentes e docentes nunca teve contato com as PICS. No entanto, a maioria tem disposição em recomendar para pacientes e familiares, bem como vontade em aprender sobre o tema. Desta forma, recomenda-se que mais trabalhos sejam realizados sobre a temática e que isso possa corroborar para sua inclusão na base curricular dos cursos de saúde. PALAVRAS-CHAVE: Terapias complementares; Educação médica; Estudantes de medicina; Docentes de medicina; Sistema Único de Saúde.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/907
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