Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/921
Título: Os impactos da cultura de consumo na infância através da análise do documentário: criança a alma do negócio
Autor(es): POSTERNAK, Rebeca
VASCONCELOS, Fernanda Gomes
TARQUINO, Michele
Palavras-chave: Infância; Mídia
Mídia
Consumo
Data do documento: 2020
Resumo: RESUMO Esse trabalho traz uma reflexão acerca da influência da mídia nos comportamentos de consumo das crianças, sobre as noções de infância na contemporaneidade, bem como as relações de “ser” x “ter” na sociedade contemporânea. Para a realização desta análise, foi utilizado o documentário, Criança a Alma do Negócio, dirigido pela cineasta Estela Renner, realizado em 2008, que decorre da crítica pela cultura de consumo e alerta a influência da mídia na constituição da subjetividade em crianças e adolescentes. Através dos recursos propagados pelos meios de comunicação em massa, a serviço das demandas sociais e afetivas, a mídia e o mercado de consumo realizam profundas transformações na sociedade e nas relações humanas, influenciando a constituição da infância, uma vez que o Ter torna-se, muitas vezes, mais relevante que o próprio Ser. Por fim, por vivermos em uma sociedade em constantes mudanças pautadas pelos adventos tecnológicos, sendo importante a realização de pesquisas que investiguem o impacto das diferentes mídias na subjetivação da criança. Palavras-chave: Infância; Mídia; Consumo.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/921
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os impactos da cultura de consumo na infância através da análise do documentário.pdf261.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.