Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/940
Título: Pacientes pediátricos submetidos à cirurgia de hipospádia: uma série de casos
Título(s) alternativo(s): Pediatric patients submitted hypospadias surgery: a series of cases
Autor(es): RODRIGUES, Luiz Gustavo Barreto
MARINHO, Renato Ataide
OLIVEIRA, Wagner Ferreira de
AGUIAR, Arthur Almeida
MELO, Daniel Reis
PILAR, Roberta Leal Silveira
Palavras-chave: Malformação congênita
Hipospádia
Uretra
Data do documento: 2020
Resumo: RESUMO Objetivos: Descrever as apresentações clínicas pós-operatórias, a conduta cirúrgica e o seguimento de pacientes portadores de hipospádia. Métodos: Estudo observacional, do tipo série de casos com 16 pacientes submetidos à correção de hipospádia. Resultados: Dos pacientes avaliados, a média de idade foi de 3,58 anos. Foram classificados com hipospádia distal 69% dos pacientes, média-peniana 12% e proximal 19%. Nove meninos tinham realizado cirurgia prévia, dos quais sete fizeram correção de hipospádia e dois de herniorrafia inguinal. Verificou-se que 56,25% fizeram uso prévio de testosterona, sendo que 33,33% não apresentaram nenhuma complicação pós-operatória. A técnica cirúrgica Tubulização em Placa Incisada (TIP) foi realizada em 13 pacientes. Observou-se que 75% apresentaram complicações, dentre elas 43,75% fístula uretral, 37,5% deiscência parcial de sutura, 31,25% estenose uretral, 18,75% edema de prepúcio, 12,5% necrose subglandar e 6,25% chordee residual. Conclusões: Os achados foram compatíveis com a literatura quanto às complicações mais prevalentes, em particular, fístula uretral. A deiscência foi a apresentação clínica mais relatada de forma precoce. Além disso, as taxas de complicações foram maiores nos pacientes com hipospádia mais agressivas. A idade média dos pacientes estava aproximadamente dois anos acima da faixa etária ideal para a correção, contribuindo possivelmente para maiores taxas de complicações. Palavras-Chave: malformação congênita, hipospádia, uretra.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/940
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pacientes pediátricos submetidos à cirurgia de hipospádia uma série de casos.pdf305.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.