Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/945
Título: O uso da ventosaterapia como recurso fisioterapêutico: uma revisão integrativa da literatura
Título(s) alternativo(s): The use of ventosatherapy as a physiotherapeutic resource: an integrative literature review
Autor(es): SANTOS, Elisângela Maria Ferreira dos
MELO, Mariana Ferreira Lima Pinheiro de
ALVES, Alex Deivson Monteiro
PASSOS, Isabelly Maria Farias
SANTOS, Mayara Nunes dos
AGUIAR, Myllena Ranyella Rêgo Barros
VIEIRA, Juliany Silveira Braglia César
FIRMO, Renata Carneiro
Palavras-chave: Ventosaterapia
Fisioterapia
Amplitude de movimento
Maleabilidade
Fáscia
Data do documento: 2020
Resumo: RESUMO Objetivo: Verificar a importância da ventosaterapia como conduta fisioterapêutica nas disfunções musculoesqueléticas e dermatofuncionais, por meio da investigação de literatura disponível em bases de dados. Método: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura durante os meses de Agosto a Outubro de 2020, com consulta nas base de dados Bireme, Lilacs e Scielo utilizando os Descritores em Saúde (DeCS) Terapia de escavação, Ventosaterapia, Terapia de sucção, Ventosaterapia/Métodos e Terapia de ventosa e os operadores booleanos AND e OR. Resultados: Pela estratégia de busca foram encontrados 44 artigos nas bases de dados selecionadas, dos quais, após a leitura do título e resumo, 10 entraram na presente revisão. Os estudos analisados apontam que a ventosaterapia pode ser feita em 2 técnicas: Úmida (sangria) e Seca (bomba de vácuo) e a permanência sobre a pele do paciente varia de 5 a 10 minutos. Trazendo como efeito: aumento da circulação, neovascularização, vasodilatação e aumento da oxigenação local. O tratamento pode variar de 10 a 15 sessões. Conclusão: Os protocolos de ventosaterapia se repetiram na maioria dos artigos selecionados, onde a mesma deve ser feita de 5 a 10 minutos, durando em média de 10 a 15 sessões de tratamento. Apesar disso, novos estudos devem ser realizados a fim de aprimorar a técnica. Palavras-chave: Ventosaterapia, Fisioterapia, Amplitude de Movimento, Maleabilidade e Fáscia.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/945
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso da ventosaterapia como recurso fisioterapêutico uma revisão integrativa da literatura.pdf301.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.