Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1664
Title: | Percepção de estudantes sobre grupo tutorial interprofissional na aprendizagem baseada em problemas em uma Instituição de Ensino Superior (IES) de Recife-PE |
Other Titles: | Students' perception of interprofessional tutorial group in problem-based learning at a Higher Education Institution (HEI) in Recife-PE |
Authors: | SANTOS, Isabela Safira dos ARAÚJO, Débora Luiza Alves OLIVEIRA, Maria Eduarda de Moraes MARTINS, Ana Karoliny Melo SILVA, Reneide Muniz da MONGIOVI, Vita Guimarães BARRETO, Maria Nelly Sobreira de Carvalho |
Keywords: | Educação interprofissional Aprendizagem baseada em problemas Educação em saúde |
Issue Date: | 2023 |
Abstract: | RESUMO As metodologias de ensino na educação superior em saúde devem primar pela formação de profissionais com conhecimentos éticos, técnicos e aptos a atuarem em equipe. E nesse âmbito, a Educação Interprofissional contribui para práticas mais humanizadas e direcionadas para a promoção, recuperação da saúde e ao bem-estar populacional. Trata-se de um estudo analítico de abordagem qualitativa. Desenvolvido entre agosto de 2022 a agosto de 2023 com os estudantes de primeiros períodos dos cursos de: farmácia, fisioterapia, medicina, odontologia, respeitando a resolução nº 510/16 de ética em pesquisa. Os dados foram realizados por meio de análise de Conteúdo de Bardin constituída em etapas. Foram identificadas 5 categorias, sendo essas: o conceito de interprofissionalidade; a dinâmica de grupo tutorial interprofissional; os benefícios do Aprendizagem Baseada em Problemas interprofissional; as dificuldades apresentadas na abordagem da educação interprofissional e a categoria de viabilidade. Mostrando assim aos estudantes novas possibilidades de aprendizagem e sugestões, sendo empregado métodos colaborativos já na grade curricular pedagógica para serem utilizadas no futuro engajamento profissional. PALAVRAS CHAVES: Educação Interprofissional. Aprendizagem Baseada em Problemas. Educação em saúde. |
Description: | Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde. |
URI: | http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1664 |
Appears in Collections: | Farmácia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE GRUPO TUTORIAL INTERPROFISSIONAL.....pdf | 230.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.