Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1664
Título: Percepção de estudantes sobre grupo tutorial interprofissional na aprendizagem baseada em problemas em uma Instituição de Ensino Superior (IES) de Recife-PE
Título(s) alternativo(s): Students' perception of interprofessional tutorial group in problem-based learning at a Higher Education Institution (HEI) in Recife-PE
Autor(es): SANTOS, Isabela Safira dos
ARAÚJO, Débora Luiza Alves
OLIVEIRA, Maria Eduarda de Moraes
MARTINS, Ana Karoliny Melo
SILVA, Reneide Muniz da
MONGIOVI, Vita Guimarães
BARRETO, Maria Nelly Sobreira de Carvalho
Palavras-chave: Educação interprofissional
Aprendizagem baseada em problemas
Educação em saúde
Data do documento: 2023
Resumo: RESUMO As metodologias de ensino na educação superior em saúde devem primar pela formação de profissionais com conhecimentos éticos, técnicos e aptos a atuarem em equipe. E nesse âmbito, a Educação Interprofissional contribui para práticas mais humanizadas e direcionadas para a promoção, recuperação da saúde e ao bem-estar populacional. Trata-se de um estudo analítico de abordagem qualitativa. Desenvolvido entre agosto de 2022 a agosto de 2023 com os estudantes de primeiros períodos dos cursos de: farmácia, fisioterapia, medicina, odontologia, respeitando a resolução nº 510/16 de ética em pesquisa. Os dados foram realizados por meio de análise de Conteúdo de Bardin constituída em etapas. Foram identificadas 5 categorias, sendo essas: o conceito de interprofissionalidade; a dinâmica de grupo tutorial interprofissional; os benefícios do Aprendizagem Baseada em Problemas interprofissional; as dificuldades apresentadas na abordagem da educação interprofissional e a categoria de viabilidade. Mostrando assim aos estudantes novas possibilidades de aprendizagem e sugestões, sendo empregado métodos colaborativos já na grade curricular pedagógica para serem utilizadas no futuro engajamento profissional. PALAVRAS CHAVES: Educação Interprofissional. Aprendizagem Baseada em Problemas. Educação em saúde.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1664
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE GRUPO TUTORIAL INTERPROFISSIONAL.....pdf230.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.