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Título: O uso da inteligência artificial como ferramenta de estudo individual de acadêmicos dos cursos de saúde em ma faculdade da área da saúde no recife: um estudo de corte transversal
Autor(es): SOUZA, Alysson Pacheco
SOUZA, Lucas Amorim de
CANTARELLI, José Diogo Pereira
MANGUEIRA, João Victor Melo
LIMA, Renatha Flavielly da Silva
SALE, Renata Vitória de França
BEZERRA, Patricia Gomes de Matos
BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes
Palavras-chave: Educação médica
Inteligência artificial
Tecnologia educacional
Data do documento: 2024
Resumo: RESUMO Introdução: A inteligência artificial (IA) está transformando os setores de saúde e educação, especialmente pelo processamento de grandes volumes de dados e suporte em tarefas como diagnóstico e personalização do ensino. No entanto, o uso dessa ferramenta no ensino médico levanta questões éticas, como integridade e dependência. Esse estudo objetivou compreender como estudantes de saúde em uma faculdade privada utilizam a IA e sua percepção sobre seu impacto acadêmico. Objetivo: Caracterizar o uso da IA como ferramenta de estudo individual de acadêmicos de cursos de saúde de uma faculdade particular do Recife. Método: Foi realizado um estudo transversal no campus da instituição entre setembro de 2023 e agosto de 2024. A coleta de dados ocorreu de novembro a dezembro de 2023, após a aprovação do comitê de ética, com uma amostra de conveniência composta por 573 estudantes de cursos de saúde. Avaliaram-se variáveis relacionadas ao perfil socioepidemiológico e ao uso de IA para estudo individual. Os dados foram coletados por formulários específicos e analisados no programa Jamovi® v.2.3. Utilizou-se o teste qui-quadrado de Pearson com nível de significância de 5% (p<0,05). Resultado: A maioria dos estudantes tinha entre 18 e 21 anos (58,8%), 67% eram mulheres, 40,7% eram estudantes de medicina, e 30% estavam no primeiro ano de curso. Embora 93,7% conhecessem as tecnologias de IA, apenas 63,9% as utilizavam, principalmente o ChatGPT (95,9%) para estudo e tutoria (73,5%). A maioria utilizava IA pontualmente (51,4%) e discordava da questão da dependência (49,2%). Cerca de 78,4% conferiam as respostas da IA, mas apenas 40,7% consideravam-nas próximas das fontes oficiais. 51% relataram melhora na aprendizagem com essa ferramenta. Houve associação significativa entre o ano de estudo e a finalidade do uso (p<0,001), precisão das respostas (p=0,027) e idade influenciando o conhecimento sobre IA (p=0,012). Alunos do curso de farmácia foram os que mais utilizaram para estudo (p<0,001). O grupo que mais utilizava IA mostrou maior dependência (p<0,001). Conclusão: Os resultados destacam a importância da IA no cenário educacional, mas evidenciam a necessidade de explorar criticamente seus potenciais e limitações, especialmente os efeitos deletérios. Novos estudos são necessários para abordar essas lacunas. Palavras chaves: Educação médica; Inteligência artificial; Tecnologia educacional.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1921
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