Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1518
Title: Análise presuntiva da presença de sulfito de sódio em carnes moídas no município de Recife, Pernambuco
Other Titles: Presumptive analysis of the presence of sodium sulfite in ground meat in the municipality of Recife, Pernambuco
Authors: BARROS, Maria Paula de Souza Paes de
PADILHA, Fabrícia Michelline Queiroz de Holanda
BARROS, Lígia Pereira da Silva
Keywords: Aditivos alimentares
Legislação sanitária
Saúde Pública
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO: O sulfito de sódio é um aditivo proibido de ser utilizado em carnes frescas que serão comercializadas. O trabalho presente, teve como objetivo avaliar a prática fraudulenta da adição desse aditivo em carne bovina moída in natura e resfriada disponível para a venda na região Metropolitana do Recife. Foram analisadas 16 amostras de carne moída no Laboratório de Análises Físico-Químicas da Faculdade Pernambucana de Saúde, seguindo o protocolo do Instituto Adolfo Lutz através da técnica da reação do verde Malaquita. Em todas as amostras, foi detectada a presença de sulfito de sódio, substância esta que pode trazer danos ou efeitos adversos à saúde, além de ocultar características de decomposição e contaminação do alimento. Sendo assim, o material analisado não atendeu aos padrões estabelecidos pela legislação brasileira, visto que a mesma proíbe a adição desse aditivo em produtos cárneos.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1518
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Maria Paula VERSÃO FINAL OK (1).pdf280.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.