Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1521
Título: Avaliação da contaminação fúngica em alimentos a granel obtidos em comércios de produtos naturais na cidade de Recife, Pernambuco
Autor(es): BRITO, Breno Ayres de Almeida
MACHADO, Maria Eduarda Macena
NASCIMENTO, Ana Carolina Ribeiro do
PIMENTEL, Yasmin Fonseca
MELO, Fabiana Lima de
Palavras-chave: Fungos
Controle de qualidade
Microbiologia
Data do documento: 2022
Resumo: RESUMO Alimentos a granel são definidos pela legislação como itens em estado bruto, comercializados fora de uma embalagem. Devido a essa forma de comercialização, possuem risco de contaminação biológica elevado. Diante do exposto, o objetivo deste estudo foi realizar a avaliação de alimentos naturais comercializados a granel na cidade de Recife, Pernambuco. Para tanto, dez amostras foram adquiridas em mercados localizados na capital pernambucana e submetidas a análise microbiológica para investigação de fungos, conforme as determinações descritas pelo Compedium of Methods for Examination of Foods. Entre as amostras analisadas, 80% apresentaram contaminação por fungos, sendo a canela em pó o resultado mais crítico (46x103 UFC/g). Com base nos resultados obtidos, é possível afirmar que produtos a granel apresentam um grande risco de contaminação por fungos, o que reforça a necessidade da aplicação das boas práticas a fim de reduzir ao máximo os riscos associados a isso. Palavras-chave: Fungos; Controle de qualidade; Microbiologia.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1521
Aparece nas coleções:Nutrição



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.