Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1787
Título: Avaliação da retenção do conhecimento sobre a hanseníase em adolescentes menores de 15 anos: um estudo de intervenção
Autor(es): MELO, Andreza Moreira Nogueira de
FERREIRA, Natália de Abreu
SOUZA, Andrielly Vieira de
Palavras-chave: Hanseníase
Estigma social
Intervenção
Conhecimento
Educação em saúde
Data do documento: 2023
Resumo: RESUMO Objetivo: Estimar a retenção do conhecimento de adolescentes sobre a hanseníase depois da execução de uma intervenção educativa. Método: estudo de intervenção do tipo antes e depois conduzido a partir da realização de uma ação educativa em saúde com a população de adolescentes para analisar a retenção do conhecimento. A amostra contou com 64 estudantes de escolas públicas entre 11 e 15 anos da cidade do Recife. Resultados: No momento pré-intervenção a maioria dos alunos apresentou nível insuficiente de conhecimento (56,3%), seguido do grupo com conhecimento regular (23,4%). Após a realização da intervenção, houve maior prevalência de nível conhecimento ótimo (73,4%), seguido do grupo com conhecimento bom (15,6%). Conclusão: O nível de conhecimento foi alterado após a realização da intervenção, apontando a promoção em saúde no ambiente escolar como ferramenta para retenção de novos conhecimentos e quebra de estigmas. Palavras-chave: Hanseníase. Estigma social. Intervenção. Conhecimento. Educação em saúde.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1787
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVALIAÇÃO DA RETENÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE HANSENÍASE EM ADOLESCENTES MENORES DE 15 ANOS.pdf218.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.