Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1790
Title: A utilização do fórum como ferramenta virtual de aprendizagem colaborativa: opinião do tutor em uma faculdade com metodologia ativa de aprendizagem
Authors: FERNANDES, Carolina de Carvalho Moury
ARAUJO, Breno Henrique Vieira
PETRIBÚ, Maria Jucá de
FALBO, Ana Rodrigues
MEDEIROS, Flávia P. Morais de
Keywords: Tecnologias de informação e comunicação
Ambientes virtuais de aprendizagem
Ensino colaborativo
Ensino on-line
Interatividade
Issue Date: 2021
Abstract: RESUMO Cenário: o fórum pode ser utilizado na aprendizagem baseada em problemas como forma de manter a interação e a funcionalidade do grupo durante o estudo individual autodirigido. Portanto, deve atuar como ferramenta de auxílio, no processo de aprendizagem facilitado pelo tutor. Apesar da importância do fórum, pode haver ao longo do tempo uma baixa adesão dos estudantes e questionamentos do tutor em relação à efetividade dessa ferramenta. Objetivo: conhecer a opinião do tutor da Faculdade Pernambucana de Saúde sobre a utilização do fórum como ferramenta virtual de aprendizagem colaborativa. Métodos: estudo transversal, envolvendo tutores da instituição e profissionais com expertise em Ambiente Virtual de Aprendizagem, em Aprendizagem Baseada em Problemas, em metodologia científica e na língua portuguesa do Brasil, os quais participarão dos painéis de especialistas. Pretende-se incluir todos os tutores de todos os cursos da Faculdade, que no total são em número de 139 (10 para a etapa de validação FACE e 129 para a etapa de validação estatística do instrumento). O instrumento para a avaliação da opinião do tutor sobre o fórum, trata-se de um instrumento tipo Likert com cinco opções de respostas. A sua versão inicial é composta por 15 itens agrupados em cinco fatores: 1) preparação para a utilização do fórum; 2) função do tutor no fórum; 3) a participação e a dinâmica do grupo (aprendizagem colaborativa); 4) o processo de aprendizagem no fórum e 5) o processo de postagem no fórum. A análise do instrumento de avaliação será feita por meio da média aritmética do conjunto dos itens avaliados, correspondendo ao escore médio global. Da mesma forma, os fatores do instrumento serão avaliados por meio da média aritmética do conjunto de itens que os compõem, ou seja, escore médio por fator. Levando-se em conta os escores médios, foi atribuído o grau de avaliação, considerando os seguintes pontos de corte: discordância sobre o funcionamento do fórum respeitando os pressupostos da aprendizagem colaborativa (EM≤3,0); concordância regular (EM >3,0 e <3,5), boa concordância (EM=3,5 a ≤4,0) e ótima concordância (EM>4,0). Para a análise da validade/confiabilidade do instrumento serão realizados os testes de alfa de Cronbach, considerando como válido valor entre 0,70 a 0,90 e o Teste e Reteste por meio do teste de Kappa ponderado e/ou Wilcoxon-Mann-Whitney. Aspectos éticos: a pesquisa obedecerá aos critérios éticos da Resolução 510/2016. O estudo só terá início após avaliação e aprovação do Comitê de Ética da Faculdade Pernambucana de Saúde. Palavras-chave (DeCS): tecnologias de informação e comunicação, ambientes virtuais de aprendizagem, ensino colaborativo, ensino on-line, interatividade.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1790
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PIC FINAL AF.docx (1) (1) (1).pdf382.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.