Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1853
Título: Prevalência da vacinação de Hepatite B em idosos de uma unidade de saúde: estudo transversal
Autor(es): PINA, Mariana Gomes de Oliveira
MEDEIROS, Arthur Ramalho de
REIS, Victor Fernandez
COUTO, Nicholas Kevin Silveira
ASFORA, Maria Eduarda Raposo
BRITO, Gabriel Borges de
MELO, Maria Inês Bezerra de
BEZERRA, Mirella Rebello
Palavras-chave: Atenção primária à saúde
Hepatite B
Idosos
Prevalência
Vacinação
Data do documento: 2024
Resumo: RESUMO Objetivo: avaliar a cobertura vacinal contra a hepatite B em idosos cadastrados em uma Unidade de Saúde. Métodos: estudo transversal com 56 idosos entre 60 e 100 anos em uma Unidade de Saúde da Família, de agosto/2023 a setembro/2024. A coleta de dados avaliou: aspectos socioeconômicos, demográficos, calendário vacinal contra hepatite B, principais fatores para a não vacinação, histórico de relação sexual e vida sexual ativa, utilização de preservativos e exposição aos principais fatores de risco de contaminação. Na análise considera-se significante o valor de p<0,05. Resultados: dos 56 participantes, 35 (62,5%) eram do sexo feminino, 33 (58,9%) se declaravam pardos, 26 (46,4%) tinham ensino fundamental incompleto e 46 (82,1%) não trabalham. A média de idade foi 68,39 ± 7,8. Em relação à situação vacinal dos idosos, 23 (41,1%) foram vacinados contra a Hepatite B, dos idosos não vacinados, foi observado que 11 (64,7%) não sabiam que precisavam da vacina. Em relação ao comportamento sexual dos idosos, 27 (48,2%) relataram ter vida sexual ativa, sendo que a maioria 23 (85,2%) afirma ser com único parceiro e 25 (92,6%) refere não utilizar preservativo ou outros métodos de prevenção. Sobre os motivos para não utilização do preservativo 08 (29,63%) desconforto ou constrangimento. Em destaque, foi encontrado que a baixa cobertura vacinal está relacionada a baixa escolaridade, com p-valor de 0,017. Conclusão: O estudo adicionou dados com relação a prevalência da baixa cobertura vacinal contra hepatite B em idosos, identificando como principais barreiras a falta de conhecimento e a percepção de indisponibilidade da vacina. Palavras-chave: atenção primária à saúde, hepatite B, idosos, prevalência, vacinação.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1853
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PREVALÊNCIA DA VACINAÇÃO DE HEPATITE B EM IDOSOS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE_ ESTUDO TRANSVERSAL.pdf316.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.