Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1989
Título: Avaliação do crescimento e fatores de risco para baixa estatura em crianças submetidas ao transplante renal: estudo retrospectivo
Autor(es): FERNANDES, Ana Beatriz de Macedo
SILVA, Rayra Luany
ALBUQUERQUE, Débora Carolina Marques Batista de
SOEIRO, Emília Maria Dantas
PANDOLGFI, Marcela Corrêa de Araujo
LOPES, Daniela Saraiva Guerra
ARAÚJO, Iracy de Oliveira
Palavras-chave: Transplante de rim
Crescimento
Estatura
Criança
Adolescente
Data do documento: 2023
Resumo: RESUMO Cenário: O transplante renal pediátrico é a melhor intervenção para os casos de doença renal crônica em estágio final, mas apesar da melhora na morbidade e na qualidade de vida, o crescimento estatural dessas crianças, ainda é motivo de preocupação. Objetivo: Descrever o padrão de crescimento em crianças e adolescentes submetidos ao transplante renal e avaliar os fatores de risco para baixa estatura nesses pacientes Método: Estudo de coorte retrospectivo, que avaliou os prontuários de crianças e adolescentes submetidas ao transplante renal, acompanhados no IMIP. Foram avaliados dados demográficos, antropométricos, parâmetros clínicos, uso de medicações, dados laboratoriais e realizada a análise dos fatores que possam contribuir para baixa estatura nessas crianças. Resultados: Dos 43 pacientes estudados, a mediana de idade ao transplante foi 11 (8-13) anos, sendo 53,4% do sexo masculino e 53,5% portadores de glomerulopatia. A mediana de tempo de transplante renal foi de 40 meses, sendo 95,3% de doadores falecidos. Observamos elevada prevalência de baixa estatura antes (60,4%) e após (55,8%) o transplante renal, sem diferença no Z-escore estatura/ idade nos dois períodos (-2,2±1,3 e -2,5±1,4; p= 0,209). Do total, vinte e sete crianças (62,7%) obtiveram melhora no Z-escore estatura/idade. A baixa estatura estava associada à anemia, a pior função renal e fosfatase alcalina mais elevada. Conclusão: Foi observada alta prevalência da baixa estatura, associada à anemia, pior função renal e níveis elevados de fosfatase alcalina. A detecção precoce da baixa estatura e a identificação dos fatores modificáveis são importantes para as intervenções e melhores desempenhos no crescimento dessas crianças. Palavras-chave: Transplante de rim, Crescimento, Estatura, Criança, Adolescente.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1989
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Ana beatriz, Rayra, Débora.pdf370.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.