Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/611
Título: Estado nutricional de idosos hospitalizados numa enfermaria neurológica
Autor(es): Andrade, Daniel Guilherme de
Palavras-chave: Doenças crônicas não transmissiveis
Envelhecimento
Estado nutricional
Data do documento: 2019
Resumo: Introdução: Nos últimos anos devido a transição demográfica e epidemiológica, houve um prolongamento da expectativa de vida. Em paralelo observamos também um aumento das doenças crônicas não transmissíveis, entre elas o acidente vascular cerebral. O envelhecimento e a presença de DCNT podem se relacionar com o estado nutricional do idoso devido as alterações fisiológicas que ocorrem com o decorrer da idade. Objetivo: Analisar o estado nutricional de idosos internados em uma unidade neurológica de um hospital escola do Recife/PE. Método: O presete estudo tem característica transversal descritivo, realizada na enfermaria neurológica do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP, entre o período de janeiro e agosto de 2019. Foram analisados as variáveis sexo, idade, diagnóstico clínico e nutricional através da aferição do peso, altura, e Índice de Massa Corpórea. Para análise estatística os dados foram lançados no programa Microsoft Office Excel e analisados no SPSS versão 13.0 (SPSS Inc., Chicago, IL, USA), sendo representados em percentuais, médias e desvio padrão. Resultados: A amostra foi composta por 41 idosos, com idade média de 71,18 ± 6,94 anos, com maior prevalência do sexo masculino (56,1%). O principal motivo de internamento foi pelo diagnóstico de AVCi (61,0%) a comorbidade mais frequente foi o a hipertensão (41,0%). O perfil nutricional, pelo IMC, revelou prevalência de eutrofia (43,9%). Sobre o estilo de vida a maioria mostrou-se sedentário, tabagista e usuários de bebida alcoólica respectivamente (70,0%, 48,8% e 53,7%). Conclusão: O envelhecimento da população traz alguns desafios para aos profissionais de saúde, e a avaliação nutricional é uma etapa importante para definir condutas e melhorar o estado nutricional do paciente idoso.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de nutrição da faculdade pernambucana de saúde, apresentado no Instituto de Medicina integral Fernando Filgueira (IMIP) Orientadora: Lilian Guerra Cabral Santos Coorientadora: Paola Frassinette de Oliveira Albuquerque Silva
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/611
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vesão Final TCC 19-12-19.pdf363.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.